WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Administração

27/09/2011 - Comissão Setorial da Seds recebe treinamento para a implantação da gestão plena de documentos

Comissão Setorial da Seds recebe treinamento para a implantação da gestão plena de documentos

Equipe da Secretaria Municipal de Administração e a consultora do Município Daise Aparecida de Oliveira estiveram reunidos, sexta-feira (dia 23),  no Centro Administrativo, com os integrantes da Comissão Setorial Especializada (CSEs) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), para orientá-los quanto à destinação correta da documentação produzida por aquela pasta.

O encontro faz parte da implantação da 2ª fase da Gestão de Documentos e Informações Municipais (GSDIM) em todos os órgãos da administração direta e indireta do Município. Primeiramente, os integrantes receberam informações a respeito dos propósitos da implantação da gestão de documentos, bem como de toda a legislação municipal e federal que fundamentam e respaldam a gestão de documentos em Uberaba. Em seguida, foram apresentados os instrumentos arquivísticos utilizados na aplicação da tabela de temporalidade que validam, juntamente com a legislação, toda eliminação de documentos no âmbito do Poder Executivo de Uberaba.

A consultora apresentou aos presentes os resultados já alcançados em Uberaba com a implantação da gestão de documentos e lembrou que recentemente em sua participação no “III Foro Internacional de Evaluación de Documentos –FIED”, realizado em agosto deste ano em Lima, no Peru, o trabalho realizado no município teve grande repercussão.

Daise destacou a importância da participação e do compromisso da Comissão Setorial Especializada da Seds como representantes de todas as áreas de atuação da Secretaria, principalmente o apoio da secretária Maria Tereza Rodrigues da Cunha, na implantação da GSDIM naquele órgão, em fase em que se discute a aplicação da tabela e principalmente a destinação final dos documentos: eliminação de documentos desprovidos de valor e recolhimento daqueles que constituem o patrimônio documental da cidade.

Os representantes da Seds receberam treinamento para  aplicação da tabela de temporalidade  e ao final falaram sobre os documentos que ainda se encontram naquela Secretaria e deram destaque aos registros fotográficos dos eventos e realização de projetos que contam um pouco da história do desenvolvimento social no Município.

Daise expôs aos servidores da Seds que o recolhimento deste acervo possibilitará ao Arquivo Público de Uberaba, em sua nova sede, realizar exposição ou até mesmo criar páginas na internet voltadas para pesquisadores e interessados nos documentos sobre a história da ação social, semelhante ao que vem sendo implantado pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Para o secretário de Administração, Rômulo de Souza Figueiredo, assegurar a eficiência e a organização dos arquivos é algo fundamental para qualquer instituição e nessa direção, a Secretaria de Administração tem promovido um amplo conjunto de ações, visando aperfeiçoar e modernizar as atividades de arquivo. São medidas que passam pela instituição de instrumentos arquivísticos, profissionalização administrativa, desenvolvimento pela Codiub de solução tecnológica para controle e acesso ao acervo e melhoria nas condições de infraestrutura.

Este último item tem como carro-chefe a reforma e adequação do antigo prédio da Estação Ferroviária, na praça Dr. José de Rebouças, que abrigará os Arquivos Histórico e Intermediário do Poder Executivo Municipal.

 


 

 
 
 

Outras Notícias: Administração



Voltar