WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

18/02/2009 - Sagri e Fazenda Serra Morena promovem mais um curso de Criação de Frango Caipira

Marcado para os dias 21 e 22 de março mais um curso de Criação de Frango Caipira promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), em parceria com a Fazenda Serra Morena. O curso faz parte das ações da Sagri para a profissionalização da produção comercial dos frangos do município.

O curso será realizado na própria Fazenda Serra Morena, localizada na BR 050, sentido Uberaba/Uberlândia e será ministrado pelo médico veterinário Júlio Zechinatto. De acordo com o programa, os participantes irão aprender como estabelecer em seu criatório um manejo adequado para que ele possa obter uma quantidade fixa de ovos e frangos por semana, além de outras técnicas.Desde 2006, a parceria já ofereceu 18 cursos sendo 12 na Fazenda Serra Morena e seis nas comunidades rurais de Capelinha do Barreiro, Santa Fé, São Basílio e Assentamento Maringá/Monte Castelo, com uma média de 15 participantes por curso, com registro de participantes de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Unaí, Uberlândia e outras cidades da região.

Levantamentos feitos pela Sagri nas 24 comunidades rurais, dão conta de que este setor movimenta mais de R$ 5 milhões por ano com a comercialização de frangos e ovos.“Uberaba tem uma produção grande de frango caipira principalmente porque o manejo alimentar compreende no fornecimento de milho (30%) da alimentação das aves. E Uberaba é destaque na produção de milho. O restante da alimentação é feito com verduras, legumes e frutas”, explica o titular da Sagri, José Humberto Guimarães.

De acordo com ele, o criatório de galinhas caipiras para a produção de frangos e ovos no município é expressivo no seu quantitativo numérico, mas ainda deixa a desejar quando se trata de eficiência produtiva. São aproximadamente 200 mil galinhas que geram 300 mil frangos e 500 mil dúzias de ovos por ano.Com o objetivo de melhorar o desempenho do plantel, imprimindo-lhe maior capacidade de produção, a Sagri está instalando Núcleos de Produções em agrovilas do município, os quais, além de fomentar a criação de forma planejada, vão ministrar cursos e orientar os criadores quanto às mais adequadas práticas de manejo alimentar, sanitário e reprodutivo das aves.

Os interessados em participar do curso devem procurar a Sagri ou entrar em contato pelos telefones 3318-0456 e 9195-8525. A Sagri e a Fazenda Serra Morena estão fornecendo apostilas sobre a criação de frangos. E, quem preferir, na própria fazenda existe local para hospedagem.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar