WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

16/06/2011 - Procon disponibiliza dicas para reforma de imóveis

O Procon de Uberaba elaborou uma série de dicas para quem pretende reformar seu imóvel. De acordo com o coordenador geral Sebastião Severino Rosa, o primeiro passo é o planejamento, onde o consumidor deve verificar o que será reformado e fazer uma lista de todos os itens que pretende trocar, pois com isso terá uma idéia de quanto será gasto, evitando riscos que interrompa a reforma no meio do caminho.

Sebastião Severino explica que é necessário seguir bem o planejamento realizado. “O consumidor deve evitar a expressão “já que”, por exemplo, já que está reformando a garagem, aproveita é faz uma área de lazer, saindo do planejamento inicial, com isso podendo gerar um descontrole financeiro”, completa.

Se o consumidor pretende ampliar ou diminuir seu imóvel, segundo ele, é necessário um alvará de aprovação emitido pela Prefeitura. Caso isso não ocorra, o município tem total autonomia para paralisar ou até mesmo demolir a obra. Já as reformas superficiais, como a troca de pisos, louças ou pinturas dispensam esse tipo de regularização, por serem consideradas somente reparos.

O coordenador do Procon orienta ainda que antes de adquirir os materiais de construção é importante ter alguns cuidados, como consultar um profissional da área para que se obtenha uma orientação e sempre pesquisar os preços, através de pedidos de orçamento sem compromisso junto ás lojas ou de consultas de cadernos especializados de jornais e revistas. Na hora da compra, o consumidor deve solicitar informações referentes às formas de pagamento, taxa de juros, descontos para preço a vista, prazo para entrega dos materiais e se existe a cobrança do frete. Exigir a nota fiscal é imprescindível.

Existem órgãos oficiais e entidades credenciadas competentes que certificam a qualidade dos produtos, como a ABNT, INMETRO. O ideal é o consumidor verificar item por item a ser adquirido, como por exemplo, cimento, areia, tijolos, lajes, materiais hidráulicos, dispositivos elétricos, pisos, azulejos, tintas, louças, entre outros, e principalmente assegurar informações corretas e precisas sobre a descrição do produto como a quantidade e o prazo de validade, além dos riscos que apresentam à saúde e segurança do consumidor.

Também salienta que na contratação de um profissional do ramo como arquiteto, engenheiro e pedreiro, é importante ter referências, visitar obras que já fizeram e conversar com alguns proprietários dos imóveis que já reformaram. Após a escolha é necessário redigir um contrato detalhado de todos os itens da reforma, o valor a ser pago ao profissional, e a forma de pagamento.

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar