WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

05/05/2011 - Prefeitura garante construção de queijaria comunitária na Mata da Vida

Convênio objetivando a construção de um galpão para recepção de leite e uma queijaria comunitária na comunidade rural da Mata da Vida será assinado na tarde desta sexta-feira (06) no gabinete do prefeito Anderson Adauto.

O documento a ser firmado entre a Prefeitura e a Associação dos Produtores Rurais da Mata da Vida garantirá por parte do Município recursos da ordem de R$ 62 mil para a compra de materiais de construção. Por outro lado, a Associação ficará responsável pela mão de obra, que será executada pelos próprios moradores da localidade.

Na Mata da Vida, distante cerca de 15Km de Uberaba, moram atualmente 71 famílias que vivem especialmente da produção de leite, sendo que algumas delas já produzem queijos artesanalmente.

Segundo o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, a nova queijaria será construída de acordo com as normas do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ou seja, apta para obter o certificado que garante a qualidade do produto produzido.

"O nosso objetivo com esta parceria é o de que se crie um grupo que produza queijos artesanais de qualidade e com certificado de origem, visto que na comunidade se predomina a produção de leite", explica Guimarães.
Ele ressalta que já com vistas à construção da queijaria, recentemente foi promovido pela Sagri um curso sobre a Produção de Queijos, destinado à população da Mata da Vida.

"Neste curso que tratou de como produzir com regularidade a matéria prima, como manter o plantel bem alimentado e em bom estado físico e sanitário, e ainda sobre todo o processo de ordenha (higienização) até se chegar à produção de queijos, sua embalagem e rotução que lhe confere a qualidade e a validade do produto, tivemos quatorze participantes, o que nos faz crer que essa queijaria irá funcionar dentro das especificações legais", destaca o secretário.

O convênio será assinado às 14h30, no gabinete do Prefeito.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar