WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

05/05/2011 - Prefeitura e Codau apresentam projeto de drenagem para o Mercês

Prefeitura e Codau apresentam projeto de drenagem para o Mercês Prefeitura e Codau apresentam projeto de drenagem para o Mercês Prefeitura e Codau apresentam projeto de drenagem para o Mercês

Secretaria de Planejamento e Codau apresentaram na quarta-feira (04/05) à noite o projeto de solução para as inundações no bairro Mercês. Encontro com os moradores foi em um edifício da Rua José Felício dos Santos e atendeu determinação do prefeito Anderson Adauto de apresentar as definições de obras 30 dias após as enchentes que resultaram em vários estragos nos imóveis das ruas mais baixas do bairro.

O presidente do Codau, José Luiz Alves, e o secretário Karim Abud Mauad detalharam a solução de drenagem para as Mercês, um projeto que terá duas fases de execução. A primeira engloba 2.643 km de novas redes pluviais, que variam de diâmetros de 400 mm a 1500 mm, instaladas em trechos das avenidas da Saudade, Alexandre Barbosa e ruas Jaime Francisco de Mendonça, Oriente, Antônio Rios, Profª Joaquina Alves Furtado, Antônio de Souza, Cândida Mendonça Bilharinho. Haverá também a retificação da rede na Av. Tutunas. Nesta etapa deverão ser construídos 43 poços de visita e 85 novas bocas de lobo para captar a água de chuva e mais a instalação de um dissipador de energia no córrego da Fazu.

A segunda etapa terá quase 2 km de novas redes, de 400 mm a 1500 mm de diâmetro, 31 Poços de Visita e 47 bocas de lobo em trechos das avenidas Dom Luiz Santana Borges, Saudade, Alexandre Barbosa. Na Rua Alfém Paixão a intervenção será em toda a sua extensão.

O projeto completo tem custo avaliado em R$ 2 milhões e não haverá necessidade de nenhuma desapropriação de imóveis. O prefeito Anderson Adauto tem reunião agendada com os moradores para definir as diretrizes que serão tomadas pela PMU após o seu retorno da viagem marcada para a China.

O Presidente do Codau, José Luiz Alves, explicou que esta obra deverá solucionar de vez a questão de inundações não só nas ruas José Felício dos Santos, Afonso Rato, Episcopal bem como em todas as outras abaixo da Avenida da Saudade. ‘O projeto foi planejado para contemplar a captação das águas de chuva como um todo, evitando que as enxurradas cheguem à parte mais baixa do Mercês’, observou. 

Ele também ressaltou que o projeto Água Viva está investindo R$ 76 milhões em obras de macrodrenagem, como é o caso da duplicação das galerias nas avenidas centrais para evitar as enchentes e da microdrenagem dos bairros Olinda, entorno do Parque de Exposição e Cartafina e na canalização e urbanização dos córregos Manteiga (próximo ao clube Uirapuru); Barro Preto (Av. Guilherme Ferreira), Carneiros (Conj. José Barbosa) e Córregos das Lajes.

Os moradores presentes na reunião, como o empresário Nelson Araújo, elogiaram a solução apresentada e a presteza dos órgãos públicos em atender às emergências durante as chuvas no final de março que resultaram em grandes transtornos para a população da região.

 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar