WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Administração

26/04/2011 - SAD comemora Dia Nacional da Mulher

A Secretaria Municipal de Administração/Decedes comemorará nesta sexta-feira (dia 29) o Dia Nacional da Mulher (30 de abril).

Este dia foi criado como homenagem à fundadora do Conselho Nacional das Mulheres, Jerônima Mesquita. O dia 30 foi escolhido por ser o dia do seu nascimento.

Mas, quem é Jerônima Mesquita? No início do século XX, uma brasileira que estudou na Europa, ao retornar ao Brasil, trouxe consigo a coragem de enfrentar situações contrárias às mulheres. Uniu-se a um grupo de senhoras e lutou por inúmeras causas. Mineira de Leopoldina, faleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde morava, em 1972. Para homenageá-la, um grupo de feministas trabalhou para que 30 de abril se tornasse o Dia Nacional da Mulher. Isso ocorreu pela lei nº 6.791/80, sancionada pelo Presidente João Figueiredo.

A comemoração do Dia Nacional da Mulher tem sido importante para a divulgação das questões de gênero e sensibilização de políticos para a situação da mulher no Brasil. No momento, a preocupação maior é quanto à violência contra a mulher, inclusive a doméstica. O Dia Nacional da Mulher, 30 de abril, é mais uma ocasião para continuar a investigação sobre a condição feminina no Brasil e a busca incessante de soluções. 

Sendo assim, o Governo Municipal realizará a Palestra Saúde Integral da Mulher, no Anfiteatro do Centro Administrativo para todas as servidoras. O evento tem caráter formativo e terá início às 10h.

A palestrante convidada é a psicóloga e mestre em psicologia clínica, Vera Dias e trará como abordagens assuntos relacionados à gravidez na adolescência, DST AIDS e câncer de mama. Serão trabalhados também assuntos sobre relacionamentos interpessoais na família, ações de combate e prevenção de doenças e a conscientização da importância da saúde emocional da mulher.

Este evento acontecerá em parceria com a Secretaria de Governo e Saúde, das quais apóiam as ações de capacitações do DECEDES.

 

 
 
 

Outras Notícias: Administração



Voltar