WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

11/04/2011 - Alterações no trânsito apresentadas em audiência pública deverão ser implementadas

Prefeito anuncia que a cada mudança implementada novas audiências serão realizadas

Alterações no trânsito apresentadas em audiência pública deverão ser implementadas Alterações no trânsito apresentadas em audiência pública deverão ser implementadas

Várias propostas de alterações no trânsito serão analisadas e implementadas o mais rápido possível, conforme conclusão de audiência pública sobre o assunto realizada na noite da última sexta-feira no centro Administrativo Municipal. A Prefeitura de Uberaba está implementando uma série de mudanças no trânsito conforme orientação do urbanista Jaime Lerner, que prestou consultoria ao município.

O prefeito Anderson Adauto anunciou que a cada conjunto de mudanças que for implementado uma nova audiência será realizada. Ele disse compreender as reclamações, mas entende ser normal diante da resistência das pessoas a qualquer tipo de mudança: “quando mudam a nossa gaveta de meias, mesmo que seja para melhor, a primeira reação é de insatisfação”. O coordenador da Audiência, o chefe de gabinete do Município, Rodrigo Mateus, faz avaliação positiva do evento diante das dezenas de sugestões apresentadas.

A Audiência Pública sobre as Mudanças no Trânsito de Uberaba teve a participação dos secretários de Planejamento, Karim Abud, e de Infraestrutura, José Eduardo Rodrigues da Cunha, além do presidente da Câmara Municipal Luiz Humberto Dutra e do Líder do Prefeito no Legislativo, Cleber Cabeludo.

A abertura da audiência foi feita pelo prefeito Anderson Adauto que ressaltou a necessidade de se promover adequações no sistema viário diante do aumento significativo do número de veículos em circulação na cidade. Ele lembra que há seis anos Uberaba tinha pouco mais que 100 mil veículos e que atualmente são mais 150 mil veículos, enquanto que a estrutura viária da cidade continuou a mesma. Diante disto, ele justifica a necessidade de implementar mudanças no trânsito para evitar o que ele chama de caos.

Para buscar soluções, Anderson disse que a Prefeitura de Uberaba contratou o que há de melhor em termos de consultoria no setor de trânsito, que é a equipe do urbanista Jaime Lerner. Informa que já realizou o primeiro conjunto de mudanças e a segunda etapa será, basicamente, a implantação de binários em diversos pontos da cidade. Os binários é a composição entre ruas próximas em que uma segue numa direção e outra na direção contrária, como as ruas Tristão de Castro e São Benedito. O prefeito anunciou ainda que também haverá mudanças quanto ao estacionamento, que nas vias de mão única deverá ser apenas de um lado e em vários pontos, principalmente nas avenidas, deverão ser abolidos.

Com a redução de estacionamentos nas vias de circulação, o prefeito informou que a prefeitura vai incentivar a implantação de estacionamentos no centro da cidade, inclusive subterrâneos e verticais. Ele revelou também que estará contratando outras empresas especializadas em trânsito para a implementação das mudanças necessárias. Anderson Adauto reafirma que toda mudança será amplamente discutida com a comunidade nas audiências públicas que serão realizadas a cada conjunto de mudanças implementado.

O chefe de gabinete Rodrigo Mateus apresentou uma série de pontos de conflitos, conforme apuração feita junto à população e às publicações da Imprensa. Ele avalia como muito positiva a realização da audiência pública, visto que houve participação efetivas da sociedade civil organizada. O secretário de Planejamento, Karim Abud detalhou a proposta de Jaime Lerner para Uberaba. Karim mostrou as alternativas apresentadas para todos os pontos de conflito indicadas pela consultoria do urbanista paranaense.

Dezenas de sugestões foram apresentadas pelo público que acompanhou a audiência pública. De acordo com Rodrigo Mateus, elas serão sistematizadas, analisadas pelas equipes técnicas e muitas deverão se viabilizadas o mais rápido possível, conforme determinação do prefeito Anderson Adauto.
 

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar