WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

18/03/2011 - Semana da Água começa neste domingo

Semana da Água começa neste domingo Semana da Água começa neste domingo

Neste domingo, dia 20 de março, começa a programação da V Semana da Água em Uberaba, evento coordenado pelo Codau com apoio da Prefeitura Municipal e diversos parceiros. A primeira ação será desenvolvida pela Arquidiocese de Uberaba que realiza em todas as paróquias da cidade, a Missa das Águas em diversos horários.

A missa solene será celebrada pelo arcebispo de Uberaba Dom Aloísio Roque Oppermann no Santuário da Medalha Milagrosa, às 17h30 e nas outras 25 Igrejas da diocese o dia será dedicado à reflexão sobre a água, em todos os horários de missas. A Igreja, em parceria com o Codau, produziu um folheto especial para este domingo, com reflexões e cantos da Campanha da Fraternidade, que em 2011 traz como tema ‘Fraternidade e a Vida no Planeta’, relacionando diretamente com a proposta da Semana da Água. ‘É um momento ímpar para que a comunidade se una em torno da proposta de desenvolvimento sustentável, com ações coletivas ou individuais em prol da preservação dos recursos naturais’, observou o presidente do Codau, José Luiz Alves.

Semana - Logo, na segunda-feira começa outra programação, desta vez para o público de 9.194 mil alunos na faixa etária de 8 a 11 anos que se inscreveram a partir do agendamento feito desde fevereiro com a equipe organizadora do evento. Ao todo participarão 70 escolas, entre 30 municipais, 18 estaduais e 22 particulares. Mais de 400 professores também estarão presentes. As atividades serão todos os dias entre os dias 21 a 25/3, no Centro de Eventos da ABCZ.

A comunidade escolar visitará 15 estandes de parceiros que mostrarão experiências educativas sobre meio ambiente e sustentabilidade, assistirão ao espetáculo do grupo Ciência em Show, com os cientistas que se apresentam no programa da Eliana, aos domingos no SBT e ainda receberão lanches e kits educativos. O transporte também é por conta da organização do evento, lembrou a professora Ivone Borges, Assessora do Codau, que coordena as atividades educativas da Semana da Água desde a primeira edição.

Na terça-feira, dia 22 de março, marcando o Dia Mundial da Água, haverá um show especial para os servidores do Codau e da Prefeitura junto com seus familiares, além dos parceiros do evento e colaboradores. O grupo Ciência em Show comandará a noite, em um espetáculo aberto também ao público que queria participar e ver de perto as experiências científicas do grupo, ligadas à física, química e biologia, já tão divulgadas pela televisão.

Nessa 5ª edição da Semana da Água, o Codau conta com os seguintes parceiros: Cemig, TV Integração, Polícia Militar, Fazu, Instituto Agronelli, ABCZ, Nutriplus, Circuito dos Lagos, Alfa Peixes, Colégio Céu, Café do Produtor, Facthus, Uniodonto, ABO, Usina Hidrelétrica de Igarapava, Usina de Açúcar e Álcool Vale do Tijuco, além das Secretarias de Trânsito, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Econômico.

Programação:

  • Dia 20/3 – Missa da Água em todas as paróquias da Arquidiocese de Uberaba
  • 17h30 – Missa Solene no Santuário da Medalha Milagrosa
  • De 21 a 25/3 – Semana da Água no Centro de Eventos da ABCZ.
  • Horários: 8h às 11h e das 13h30 às 16h.
  • Atividades: estandes educativos e espetáculo com o grupo Ciência em Show.
  • Dia 22/03 – 19h – Centro de Eventos da ABCZ – Espetáculo especial com o grupo Ciência em Show para servidores do Codau, Prefeitura, parceiros, seus familiares e a comunidade em geral.
  • Grupo Ciência em Show - Os três cientistas da USP Wilson, Gerson e Daniel já vieram na Semana da Água de 2009 e o sucesso com a garotada trouxe o grupo de volta à Uberaba. Desta vez eles mostrarão novos experimentos científicos dentre os mais 100 que têm disponíveis, como é o caso da explosão da garrafa PET com nitrogênio líquido, usando a água como agente de troca de calor; Garrafa de Leyden que demonstra a condutividade elétrica da água mineral, a Super Espuma, para trabalhar a fórmula da água. José Luiz Alves, presidente do Codau, lembra que o grupo permeia o espetáculo com algumas experiências que demonstram o uso da água como agente imprescindível no universo.

 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar