WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

14/03/2011 - Semana da Água já tem mais de 9 mil alunos inscritos

O Codau promove nos próximos dias 20 a 25, a quinta edição da Semana da Água.  O evento marca todos os anos o Dia Mundial da Água, que é celebrado em 22 de março. A Prefeitura de Uberaba e parceiros da iniciativa privada apóiam o evento que será, este ano, no Centro de Eventos da ABCZ.

Escolas públicas municipais, estaduais e particulares agendaram visitas de seus alunos e até esta segunda-feira (14) mais de 9, 2 mil crianças, na faixa etária entre 8 e 11 anos, confirmaram presença. Até agora 65 escolas, sendo 30 municipais, 16 estaduais e 19 particulares já inscreveram seus alunos para a 5ª Semana da Água.

Nessa edição, o Codau conta com os seguintes parceiros: Cemig, TV Integração, Polícia Militar, Fazu, Instituto Agronelli, ABCZ, Nutriplus, Circuito dos Lagos, Alfa Peixes, Colégio Céu, Café do Produtor, Facthus, Uniodonto, ABO, Usina Hidrelétrica de Igarapava, Usina de Açúcar e Álcool Vale do Tijuco, além das Secretarias de Trânsito, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Econômico. Os parceiros do evento montarão estandes no Centro de Eventos para apresentar ao público vídeos, maquetes, projetos e outras ações.

A atração principal da 5ª edição da Semana da Água fica por conta do grupo Ciência em Show. Os três cientistas da USP já vieram na Semana da Água de 2009 e o sucesso com a garotada trouxe o grupo de volta à Uberaba. Desta vez eles mostrarão novos experimentos científicos dentre os mais 100 que tem disponíveis, como é o caso da explosão da garrafa PET com nitrogênio líquido, usando a água como agente de troca de calor; Garrafa de Leyden que demonstra a condutividade elétrica da água mineral, a Super Espuma, para trabalhar a fórmula da água. José Luiz Alves, presidente do Codau lembra que o grupo permeia o espetáculo com algumas experiências que demonstram o uso da água como agente imprescindível no universo.

E os alunos poderão conferir também os papéis voadores, o raio, o trovão e o relâmpago; a relação entre o faiscamento e o som produzido; conceitos de energia; efeitos do resfriamento dos gases, compressão, congelamento, conservação de momento linear; resistência mecânica do ar, aceleração, massa, velocidade, importância da precisão na linguagem científica, entre tantos outros ligados à física, química e biologia, que deverão prender a atenção dos estudantes.

O evento começa no domingo, 20, com a tradicional Missa das águas em todas as paróquias na cidade. A Arquidiocese de Uberaba participará novamente para promover aos fiéis católicos, reflexão sobre o uso racional da água. De segunda à sexta-feira podem ser feitas as visitas no Centro de Eventos da ABCZ. Serão dois espetáculos por dia, das 9h às 11 e das 14h às 16h. Na terça, 22, acontecerá um espetáculo extra às 19h especialmente montado para os parceiros, servidores do Codau e da Prefeitura de Uberaba e seus familiares.

 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar