WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

14/03/2011 - Mussarela de búfula com certificado de qualidade é produzida em assentamento em Uberaba

É no assentamento da reforma agrária Dandara, localizado nas proximidades da BR 050, às margens do rio Tejuco, no município de Uberaba, onde está sendo produzida mussarela de búfufa com certificado de qualidade.
O assentamento é constituído de 444 hectares de terra e abriga dezesseis famílias que ocupam 27,7 hectares em média.

Por suas características topográficas, revestimento vegetal que margeia o rio Tejuco, o local se mostrou apto à criação de búfulas.

E é justamente por isso que o assentado Ricardo Bento, com experiência neste tipo de atividade, iniciou seu rebanho em 2008, com o objetivo de produzir leite e mussarela.

Com um pequeno plantel, juntamente com sua família, ele construiu uma queijaria com capacidade para processar 500 litros de leite por dia e criou a marca Búfalo Milk para os produtos que elabora, contando com o certificado de origem de qualidade dos produtos, expedido pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Contando com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), no que diz respeito às orientações sobre manejo alimentar correto do plantel de búfulas, o produtor também obteve o apoio da CERTRIM, no que diz respeito a insumos necessários para a instalação de pastagens artificiais, para as quais a Sagri já havia executado completo preparo de solo.

O empreendimento do assentado virou exemplo para outras famílias do local, que também resolveram se dedicar à criação de búfulas e já fornecem leite para a queijaria.

Atualmente, segundo informações do titular da Sagri, José Humberto Guimarães, já são sete os empreendedores que atuam na produção de leite de búfula com 70 matrizes que dentro em breve estarão produzindo cerca e 350 litros de leite/dia.

Entusiasmado com o seu plantel e sua produção de leite, o presidente da Associação dos Assentados do Dandara, João Siqueira, elogia a participação da Sagri, destacando ser de suma importância a assessoria técnica, agronômica e zootécnica prestada pelo órgão.

Nesse sentido, a Sagri atua na preparação de áreas de pastagens para que os assentados possam melhorar a eficiência produtiva das búfulas e também aumentar os planteis.

“A comunidade do Dandara é bem organizada e a Sagri busca meios de ampliar o seu apoio aos empreendedores ali atuantes”, ressalta José Humberto Guimarães.

Saiba quais são as particularidades do leite de búfula:

1) O leite de búfula é acentuadamente branco, devido à ausência de B-caroteno (precursor da vitamina A), responsável pela tonalidade amarelada característica no leite de vaca;
2)  O leite de búfula possui sabor mais adocicado, devido ao elevado extrato seco, evidenciado pelo maior teor de lactose. Devido à sua composição, é um leite mais “pesado”, de difícil digestão quando comparado ao leite de vaca;
3) A coagulação do leite de búfula é mais rápida em função da sua conformação protéica. O queijo maturado tende a ficar mais ressecado, devido a esta conformação que impede uma melhor retenção de umidade;
4) O rendimento queijeiro é maior devido ao elevado teor protéico (3,5% a 5%) e gordura (5% a 8,5%);
5) O leite de búfula é mais rico em cálcio e fósforo e possui menor teor de colesterol, sódio e potássio.
6) Normalmente, o leite de búfula recém ordenhado apresenta o pH na mesma faixa do leite de vaca (6,7 a 6,9), porém a acidez titulável (metodologia Dornic) é relativamente superior. Este fato é devido a maior quantidade de caseína do leite de búfula que por sua vez é titulada como ácido lático no processo de acidimetria Dornica (graus Dornic). Um leite de búfula que tenha sido titulado pelo método Dornic, pode apresentar um grau mais elevado que um leite de vaca, porém mantendo-se o mesmo pH que o leite comparado.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar