WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

03/03/2011 - Prefeitura e Sindicato Rural discutem sobre o turismo rural e a comercialização do queijo tipo minas

Inauguração do Centro de Informações Turísticas e a questão da comercialização do queijo mineiro  em Uberaba foram pauta de reunião do prefeito Anderson Adauto com o presidente do Sindicato Rural, Rivaldo Machado Borges Júnior, nesta quinta-feira (03). Durante o encontro no gabinete do chefe do executivo, foi agendado outro encontro para tratar do acondicionamento, embalagem e estocagem em ambientes refrigerados com técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do Instituto Mineiro de Agropecuária e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Segundo Anderson Adauto o convênio para fornecimento de mobiliário para o Centro de Turismo Rural está caminhando e a equipe técnica recebeu ultimato para encontrar alternativa junto a Caixa. “Não é justo que o principal fique parado em função de uma peça acessória. Marcamos até o dia 21 de março e se não resolver, vamos buscar outra solução para que possamos inaugurar até o final de abril o Centro de Turismo Rural”, destacou.

De acordo com o Presidente do Sindicato, Rivaldo Machado Borges Junior, o projeto de turismo rural está muito adiantado, sendo que existem várias propriedades prontas para receberem a certificação. “Queremos inaugurar a sede até meados de abril, seria muito importante para nós. O prédio está pronto há quase 90 dias. A mudança é necessária para a manutenção e conservação do prédio e para os projetos de turismo rural para a região.”

Sobre a comercialização do queijo, o prefeito destacou que é uma questão de saúde pública, sendo que o objetivo é preservar a saúde. Lembrou que as pessoas precisam conhecer a origem do produto e se ele foi produzido em um local que seguem todas as condições de higiene.

Falando com um apreciador de queijos, Anderson revelou a preferência pelo produto que não vá à geladeira, devido ao sabor. “Eu prefiro pegar o queijo que não vai à geladeira. A questão de embalá-lo, eu acredito que tenha alguma embalagem que deixa o queijo ‘respirar’. Aproveitamos a presença do Presidente do Sindicato e o Secretário de Agricultara, José Humberto e abordamos este assunto com o Promotor Varela, que está conduzindo toda essas blitz na cidade. Ficou acertado que depois do carnaval uma primeira reunião será marcada para a discussão do assunto”.

O presidente do Sindicato acha que não pode ter uma fiscalização tão ofensiva assim, tendo em vista que o município é muito grande e existem vários pequenos produtores rurais que vivem desta renda e que não tem o conhecimento dessa certificação. “Não podemos ser radical com uma coisa centenária. Eu acho que a certificação é necessária, mas no devido tempo. Nós temos que reunir com os produtores, mostrar a necessidade de fazer a certificação, ir até às comunidades rurais, promover reuniões com os pequenos produtores”, explicou.

Rivaldo declarou que a questão das embalagens é mais complexa, pois o queijo mineiro, o queijo artesanal é meio embalado. Ele acredita na existência de alternativas. “Eu acho que temos que estudar uma maneira mais simplificada e higiênica para atender a demanda dos órgãos públicos. Com um planejamento, se nós formos até as propriedades rurais e certificamos de uma maneira rápida iremos atender as demandas sanitárias que exigem hoje do IMA [Instituto Mineiro de Agropecuária] e dentro do Estado”.

Segundo o Secretário de Agricultura, José Humberto Machado Guimarães, na reunião agendada para depois do carnaval, poderá sair diretrizes sobre a fabricação de queijo na região de Uberaba. “O promotor Varela vai seguir, dentro daquilo que ele faz cumprir, que é o código de defesa do consumidor, o que os técnicos vão estabelecer como normas”, explicou.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar