WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

11/08/2009 - Codau trabalha para manter abastecimento normalizado

Após os problemas de abastecimento de água para a região oeste de Uberaba, verificados no último sábado, dia em que o consumo aumenta significativamente, o Codau começou a estabilizar a distribuição de água no domingo e começo desta semana. Os trabalhos de recuperação do poço tubular profundo, que auxilia no aumento de volume de água disponível no Centro de Reservação VI da Avenida Nenê Sabino, se estenderam até a noite desta segunda-feira (10).

Na última sexta (7), após várias intervenções para localizar o problema eletro-mecânico do poço tubular, o equipamento funcionou por um período de 7 horas. Entretanto, uma nova parada ocorreu e somente no começo da noite desta segunda-feira ocorreu a conclusão dos trabalhos corretivos, executados por uma equipe técnica de São Paulo. O Codau mantém o esquema de manobras de distribuição entre os Centros de Reservação para controlar a disponibilidade de água para a cidade, sem prejuízo para nenhum bairro.

O presidente da autarquia, José Luiz Alves, volta a enfatizar a necessidade de economia de água por parte dos moradores, em virtude de vários motivos. ‘O período de seca e poeira naturalmente estimula o consumo de água para a limpeza, mas pedimos que haja colaboração no sentido de evitar tarefas que demandam alto gasto de água’, explicou Alves. ‘Temos ainda os problemas no poço do CR-VI e agora enfrentamos mais uma nova dificuldade, o conjunto moto-bomba do poço tubular do Centro de Reservação XI, no conjunto Uberaba I, também terá que ser retirado para correções mecânica e elétrica. Entretanto, os reservatórios do CR-XI amanheceram nesta terça-feira (11) bem abastecidos e deverão suportar a demanda de água da região’, avaliou o dirigente.

Transposição – O Codau já começou o teste das bombas que vão trabalhar no sistema de transposição de água do rio Claro. E se preciso irá montar as bombas no local. O volume de água do rio Uberaba nesta época do ano, normalmente sofre redução e desde 2003 a transposição tem sido uma alternativa para compensar esse déficit. A equipe de engenharia da autarquia mantém ainda monitoramento constante no nível de água do rio Uberaba, na estação de captação. Nesta segunda-feira (10) manobras começaram a ser executadas para elevar o nível da barragem do rio, objetivando aumentar a derivação de água. E por enquanto o volume do rio é suficiente para atender o abastecimento da cidade. ‘Estamos vigilantes e trabalhando em todas as frentes para garantir segurança no abastecimento’, assegurou Alves.

Histórico: Nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2007 o Codau utilizou o sistema. Em 2006 e 2008 não foi preciso utilizar a transposição de água do rio Claro, em virtude de antecipação do período chuvoso, mantendo níveis satisfatórios de água no rio Uberaba. E, por conseqüência, o volume de água do rio Uberaba suficiente para abastecer a cidade no período de estiagem.

Sistema rio Claro - são três adutoras instaladas no rio Claro, que fazem o recalque da água para a bacia hidrográfica do rio Uberaba, numa extensão total de 4,3 km até a nascente do ribeirão Saudade, onde foi construído um vertedouro. Desse ponto, a água corre naturalmente na calha do ribeirão por 15 km até sua foz, no rio Uberaba. E da foz do ribeirão Saudade à barragem de nível na Estação de Captação do Codau a água do rio Claro percorre mais 12 km. O sistema atual do rio Claro garante acréscimo de até 500 litros de água por segundo para o rio Uberaba.

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar