WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

11/01/2011 - PROCON fornece dicas para compra do material escolar

Entre as primeiras despesas do ano para algumas famílias está a compra de material escolar. Pensando nisso, o PROCON Uberaba fornece dicas para economizar nas compras, e alguns cuidados que o consumidor deve observar.

Fazer um balanço do material utilizado no ano anterior é uma sugestão importantíssima, pois muitos itens podem ser reutilizados, como por exemplo, os livros didáticos, que na maioria das vezes não mudam de um ano para o outro; os estojos de lápis, as mochilas e as pastas plastificadas geralmente estão em bom estado de conservação, podendo também ser aproveitados novamente.

Pesquisar sempre e no maior número de papelarias e livrarias. A realização de orçamento completo da lista de material em várias lojas pode facilitar na hora de escolher o melhor preço com os melhores produtos. Os pais também podem se reunir para adquirir os materiais em atacado, os preços ficam mais acessíveis e não pesam tanto no bolso do consumidor.

O consumidor deve prestar bastante atenção na lista solicitada pelas escolas, pois nelas só devem constar os produtos que sejam para uso específico do aluno, ou de caráter didático e pedagógico. Produtos como tintas para impressora, papel higiênico, folha A4, são materiais de expedientes e escritório, e não podem estar presentes na lista, pois estes já estão inclusos nos custos das mensalidades escolares. Lembrando que as escolas não podem exigir uma determinada marca ou loja. Fique de olho nas embalagens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fita adesiva, que devem conter informações claras e precisas a respeito do fabricante, origem, instruções de uso, grau de toxidade, tudo em língua portuguesa.

Segundo o coordenador geral do PROCON, Sebastião Severino Rosa, os pais devem evitar levar os filhos na hora da compra. “Os estudantes geralmente tendem a desejar produtos de marca e da moda, que são bem mais caros”, completa.

Outra questão importante é a compra do uniforme. De acordo com a Lei 8.907/94 é estabelecido que as escolas devam adotar critérios para a escolha, levando em conta a situação econômica do estudante e de sua família, bem como as condições de clima da localidade em que funciona.

Exija sempre a Nota Fiscal discriminada de todo e qualquer produto comprado, ela é a sua garantia. A pesquisa de material escolar 2011 já está disponível no site www.uberaba.mg.gov.br/procon.


 

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar