WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

23/12/2010 - Codau apresenta balanço para Vereadores

Codau apresenta balanço para Vereadores Codau apresenta balanço para Vereadores

A direção do Codau e os vereadores se reuniram nesta quinta-feira (23) para um balanço das atividades do projeto Água Viva durante o ano de 2010. O encontro foi na sede da autarquia e serviu para abordar as principais obras referentes ao abastecimento de água e esgotamento sanitário realizadas pelo Centro Operacional.

Estiveram presentes os vereadores Luiz Humberto Dutra, Cléber Humberto Ramos, Marcelo Machado Borges (Borjão), Afrânio Lara Resende, José Severino Rosa, Carlos Godoy, Lourival dos Santos e Samuel Pereira. O grupo se reuniu com José Luiz Alves, presidente do Codau e os diretores Irizon Amaral e Luciano Veludo. Alves fez uma apresentação dos investimentos realizados e os planejados para as áreas de água, esgoto e drenagem urbana do Água Viva para os próximos dois anos.

José Luiz também explicou que o Ministério das Cidades (MCidades) indicou o município como modelo em solução dos problemas de saneamento ambiental para o país, justamente pelo perfil pró-ativo em aprovar projetos e obter recursos dos mais diferentes organismos financiadores. Neste sentido, a Fundação Getúlio Vargas foi contratada com o objetivo de produzir um diagnóstico para apontar as dificuldades e as facilidades dos municípios brasileiros. A pesquisa já começou e na última semana um dos responsáveis pelo diagnóstico, professor Ph.D. em Economia pela Universidade de Londres, Thompson Almeida Andrade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro esteve reunido com o presidente do Codau coletando informações sobre o case de Uberaba.

Outras experiências serão avaliadas no Brasil, mas o pesquisador Thompson Andrade sinalizou que o documento relatará uma difícil realidade, a maioria dos municípios tem grande dificuldade em ter acesso aos recursos para implantação de projetos e obras em saneamento ambiental. Essa situação é contraposta pelo modelo de Uberaba, garantiu Andrade. Os recursos obtidos junto ao Banco Mundial, Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro) e Caixa Econômica Federal, além das contrapartidas do município somam mais de R$ 275 milhões para os quatro componentes do Projeto Água Viva. Mais de 75% estão assegurados para o abastecimento de água e o esgotamento sanitário. (R$ 203,3 milhões).

Na pauta do encontro com os vereadores também estava o reajuste da tarifa de água, que passa a vigorar nos vencimentos das contas de fevereiro de 2011. José Luiz explicou a necessidade do Codau em equilibrar as despesas com custeio e as contrapartidas necessárias para o projeto Água Viva.

 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar