WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

22/12/2010 - Uberaba ganha sua terceira Reserva Ambiental Natural

Uberaba passa a ter a terceira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com a aquisição de área pela Vale-fertilizantes próximo a Santa Rosa. Com o propósito de proteger e garantir a conservação de bens como fauna, flora, grutas, cachoeiras, lagoas, brejos e covoais, entre outros recursos naturais que compõem o meio ambiente, são reconhecidas como de interesse público áreas de preservação particular instituídas como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), por iniciativa de seus proprietários.

As glebas, assim registradas, com caráter de perpetuidade, podem ser utilizadas por seus proprietários como centro de educação ambiental e de turismo.

O município de Uberaba já conta com duas RPPN, sendo uma no chapadão, próxima do Barreiro do Eli, antiga Área da Magnesita e outra no Sítio Vale Encantado, na transição do Vale do Ribeirão Saudade com o Chapadão da Itiquapira. Inclusive, o Sítio tem estrutura para recepção de pequenos grupos de pessoas, oferecendo pesque-pague, passeio por trilhas e banhos de cachoeiras, além de refeição e hospedagem.
Agora Uberaba está ganhando sua terceira Reserva Ambiental Natural. A Valefertil (antiga Fosfértil) acaba de adquirir uma área de 120,56 hectares, na Fazenda Santo Antônio e Amas, no Córrego dos Pintos, no Vale do Rio Uberaba, região de Santa Rosa, que será transformada em RPPN.

De acordo com informações do titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães “a instituição de RPPNs na área de preservação ambiental do Rio Uberaba, reveste-se de grande importância para a qualidade de vida da população uberabense, tanto pela garantia do suprimento da água para o abastecimento da cidade como para o desenvolvimento sócio econômico dos produtores rurais daquela região que, adequadamente assessorados pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, estão praticando atividades produtivas autosustentáveis e implementando ações que poderão lhes propiciar renda compatível com o seu trabalho sem degradação ambiental”, diz Guimarães.

Ações das secretárias municipais estão viabilizando naquele local maior produção de leite em menores áreas, a instalação de queijarias com certificação de qualidade e o turismo rural, afirma o secretário.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar