WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

21/12/2010 - Trigo terá Núcleo Avançado de Pesquisa na Agrovila de Santa Fé

Numa parceria que envolve a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), EMBRAPA e EPAMIG, Santa Fé, a maior agrovila do município de Uberaba, vai receber o Núcleo Avançado de Pesquisa do Trigo do Cerrado.
O Núcleo será instalado na Fazenda Nossa Senhora da Abadia, numa área de chapadão, também nas proximidades da Estação de Itiquapira.

Localização privilegiada com topografia plana, a mil metros de altitude, a gleba de terras fica bem próxima ao Rio Claro, distante de Uberaba 26 quilômetros de estrada asfaltada que passa sobre o Rio Uberaba, ladeia a agrovila de Santa Rosa e corta o vale do córrego dos Pintos.

No sentido de viabilizar, o mais rápido possível, este empreendimento de suma importância para a atividade agrícola da região, técnicos da EMBRAPA e da EPAMIG, entre eles Sergio Roberto Dotto, Marcio Silva e José Mauro estiveram com o titular da Sagri, José Humberto Guimarães, para estabelecerem plano de ação que busca antecipar plantios da cultura em regime de sequeiro em propriedade nas quais já se cultiva o cereal sob irrigação, introduzindo ali variedade apropriada para o cerrado que venha oportunizar aos agricultores alternativos para rotação com a cultura da soja.

De acordo com o secretário, a Sagri imediatamente iniciou os contatos e entre os agricultores mobilizados, o empreendedor João Ângelo Guidi, que cultiva trigo em sua Fazenda Santo Ângelo, na região da Palestina, desde o ano de 1968, disponibilizou os espaços, sendo um de 155 hectares irrigados e outro de cerca de 50 hectares para o plantio de sequeiro.

“A soja, por ser uma leguminosa, requer uma alternância com alguma gramínea, no caso de Uberaba o milho que é frequentemente usado para que a rotação elimine pragas e doenças que a continuidade freqüente da lavoura pode trazer”, explica Guimarães.

Segundo ele, por outro lado, plantios já executados na região demonstraram que o trigo é viável nas áreas de altas de chapadão, faltando para que se estabeleça definitivamente a diponibilização de informações para a soja e o milho.
“É bom lembrar também, que o trigo, juntamente com a soja e o milho, está entre os cinco cereais mais consumidos do mundo e que o Brasil é grande importador do grão”, conclui o titular da Sagri.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar