Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Agronegócio

21/12/2010 - Comidas caipira e caseira continuam em alta

Diversos chefs, inclusive estrangeiros, apontaram recentemente as tendências gastronômicas para estes próximos tempos e os especialistas, com base nas preocupações, a cada dia maiores, de os consumidores se alimentarem com produtos saudáveis, elegeram ingredientes que fazem parte da culinária trivial, refletindo mudanças de hábitos que nos revertem para a comida simples e caseira.

Antes mesmo da divulgação deste estudo, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri) vem mobilizando famílias de pequenos produtores rurais para que adotem a prática de receberem, sob encomenda, aos finais de semana, grupos da cidade interessados na degustação da autêntica comida da roça, produzida em fogões a lenha, como alternativa de renda às suas atividades cotidianas.

Feijões, favas, farinha de mandioca e de milho, bananas, entre outros, figuram na lista de componentes apetitosos e que atraem as pessoas.

De acordo com o titular da Sagri, José Humberto Guimarães, durante a realização das Feiras Rurais, diversos tipos de pratos típicos são oferecidos aos visitantes e que têm tido excelente aceitação.

“O consumo dos pratos típicos da região é uma demonstração de que a população tem valorizado e dado preferência à comida caseira e caipira”, acredita Guimarães.

Segundo ele um dos produtos que tem obtido a preferência da maioria dos cozinheiros é a batata-doce, que por sua versatilidade é a nova aposta entre os alimentos funcionais. Isto por causa do seu alto teor de fibras, beta caroteno e vitaminas, além das suas possibilidades de sabor, do preparo defumado ao cremoso.

Entre os produtos de origem animal, a preferência é para a tilápia (em substituição ao bacalhau). Entre os temperos o coentro está em mais evidência.

“Neste contexto, a tradicional comida caipira, parte do nosso dia a dia, fica mais destacada, visto que a sua produção elaborada com ingredientes locais utiliza alimentos saudáveis e saborosos”, destaca o secretário, ressaltando que “assim é que um cardápio à base de frango campestre (que é alimentado com milho e vegetais), angu ou polenta, quiabo, farofa de abobrinha, banana da terra e feijão tropeiro, passa a ser alvo do apetite de gente que até então se servia apenas de menus sofisticados”, diz ele.

Os interessados em obter mais informações sobre esse segmento podem procurar a Sagri, no Centro Administrativo.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub