WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

15/12/2010 - Uberaba continua entre os dez primeiros municípios com o maior PIB da agropecuária

Publicado na semana passada, o resultado do levantamento do PIB (Produto Interno Bruto) 2008 traz Uberaba entre os dez municípios brasileiros com o maior valor adicionado bruto da agropecuária.

O PIB é o resultado de toda a riqueza movimentada no município, seja na área de produção, comercialização e serviços, entre outros.

Em 2007, Uberaba ocupava a quinta posição e atualmente caiu para a nona posição, mas com uma participação maior, passando dos R$ 435 milhões para R$ 505 milhões.

De acordo com o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, a queda no ranking se deu em função de que em 2008 estavam sendo implantadas no município as lavouras de cana de açúcar em substituição às lavouras de soja e que não deram corte naquele ano, além do que a soja deixou de ser colhida.

“A maior participação se deu, especialmente, pela maior produtividade das lavouras de grãos e porque Uberaba continua ampliando a diversificação das atividades do meio rural como é o caso da própria horticultura empresarial na produção de cenoura, cebola, beterraba, batata e tomate”, explica Guimarães.

Ele ressalta que “é preciso considerar também que a pecuária melhorou a sua eficiência produzindo mais bezerros e leite por hectare/ano em função da pressão exercida pelas lavouras de grãos e de cana de açúcar”, diz ele.

Para o secretário de Agricultura, essa posição de Uberaba é muito importante visto que apenas dois municípios mineiros estão entre os trezes primeiros municípios com os maiores valores adicionados brutos.
O outro município de Minas é Unaí que ocupa a sexta posição.

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar