WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

23/11/2010 - Sagri se empenha para incluir Uberaba no Programa Queijo Minas Artesanal

Dos 853 municípios mineiros apenas 62 fazem parte do Programa Queijo Minas Artesanal, criado pelo governo do Estado. O programa significa uma marca do queijo produzido pelos municípios que, por razões culturais e históricas, produzem queijo tradicionalmente com práticas aprimoradas, garantindo um produto com certificação de qualidade. E, Uberaba está a um passo de fazer parte desse programa, de acordo com o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães.

Apesar dos vários quesitos exigidos para que o município seja incluído na região ou zona queijeira do estado, Guimarães garante que Uberaba preenche todas as exigências. “Sabe-se que o município, por ter como predominância a pecuária bovina, a produção de queijo começou no início do século passado quando os fazendeiros importavam animais, principalmente da raça zebuína. E essa produção só foi ampliando”, destaca o secretário.

Segundo ele, a estimativa é a de que Uberaba tenha hoje cerca de 300 produtores de queijos, sendo que a grande maioria produz para o consumo próprio, vendendo o excedente. Com o apoio da Emater, através do seu coordenador técnico estadual, Álbany Árcega, a Sagri está elaborando um projeto para ser encaminhado ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), apresentando todas as potencialidades do município neste setor.

“Uberaba é o 10º maior produtor de leite do país, com uma produção que chega a 80 milhões de litros de leite por ano. E isso favorece a produção de queijo em grande escala. Com esta e outras informações sobre a nossa região vamos atestar a capacidade do município para ser incluído no programa”, explica o titular da Sagri.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar