WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

11/11/2010 - PROCON auxilia consumidores para não se endividarem

Pensando nas dificuldades financeiras dos consumidores, o Procon Uberaba elaborou algumas dicas e soluções para manter uma vida financeira saudável, focando principalmente na organização de seu orçamento e planejamento de seus gastos.

O primeiro passo é organizar todas as contas em uma planilha, evidenciando as despesas, registrando os tipos de gastos e destacando os valores e as datas que eles costumam ocorrer. O segundo passo é considerado como um dos mais importantes, no qual o consumidor precisa separar e classificar os gastos como fixos, semi-fixos e variáveis. Os fixos são reduzidos somente quando o consumidor interrompe o serviço ou troca de prestador, como por exemplo, a escola dos filhos, o condomínio ou um plano de saúde, os semi-fixos já são aquelas contas que precisam ser pagas todos os meses, mas podem ser controladas, pois variam os valores dependendo do mês, como a conta de luz, de telefone e as compras de supermercados, e por último os variáveis, como lazer e vestuário, que oferecem maior facilidade na hora de economizar.

O consumidor necessita fazer um orçamento periódico, para controlar as receitas e despesas que entram e saem de seu “bolso”, definindo as prioridades e analisando com cuidado antes de consumir. Programar os gastos buscando pagar tudo integralmente, sem se endividar, e principalmente pagar as contas em dia, evitando multas e altos juros. Caso ocorra alguma negociação, é importante quitá-las primeiro, antes de fazer novos compromissos, por isso tente não andar com cartões de créditos evitando gastos.

Com a entrada de dinheiro extra, como o décimo terceiro, o consumidor deverá aproveitar para sanar suas dívidas em atraso, priorizando sempre por aquela com os juros mais altos, como por exemplo, cartão de crédito ou cheque especial.

Diante de várias ofertas de dinheiro fácil e com possibilidades de compra, é complicado manter um orçamento em dia, portanto o consumidor deve ficar atento aos empréstimos e financiamentos, pois estes podem ser um grande perigo, especialmente se for de longo prazo.
 

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar