WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

10/11/2010 - Agricultura de Uberaba desperta interesse de moçambicanos

Um dos objetivos que trouxe a Uberaba uma comitiva moçambicana durante essa semana, foi conhecer o setor agrícola do município, tido como referência naquele país.

Em reunião com o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, o prefeito da cidade de Nampula, Castro Sanfins Namuaca, explicou que existe o interesse efetivo de intensificar as relações entre os dois países.

Por isso ele veio conhecer projetos, programas e ações que são desenvolvidas pela Sagri que possibilitam o fortalecimento do setor.

De acordo com Guimarães, o prefeito de Nampula fez questão de deixar claro que tem interesse em criar um intercâmbio entre os dois municípios e para isso veio pessoalmente conhecer o que se pratica aqui.
“Ele disse querer sair da teoria para a prática conhecendo os meios de fomento da produção da agricultura familiar praticados aqui e que nos tem produzido resultados excelentes em termos de mais eficiência, mais diversificação de atividades, menor custo e mais lucros”, explicou o titular da Sagri.

À comitiva, que tinha também como integrantes o diretor do Centro de Promoção de Investimentos de Nampula, Bonifácio Saulose, e o diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Moçambique, Sinfrônio da Silva Júnior, o secretário de Agricultura também apresentou projetos desenvolvidos nos setores de horticultura, pecuária de leite e avicultura caipira.

“Mostramos a eles como nosso trabalho tem surtido efeitos positivos nestes setores e como isso tem melhorado em muito a vida dos pequenos produtores do município”, disse.

Bastante interessado, o prefeito levou farto material explicativo de todas essas ações desenvolvidas pela Sagri e confirmou a visita a Uberaba de uma equipe técnica da área de agropecuária para o mês março do ano que vem para conhecer “in loco” o trabalho aqui realizado.

“Isso para nós é muito importante porque abre espaço para um intercâmbio entre os dois municípios e ainda existe a possibilidade de sermos fornecedores de tecnologia, máquinas, equipamentos, insumos e profissionais capacitados para aquele país”, acredita José Humberto Guimarães.

A agenda da comitiva ainda inclui visitas às secretarias de Saúde, Planejamento, Meio Ambiente e Turismo, Educação e Cultura e Desenvolvimento Social, além do Codau, Cohagra, IFTM e Câmara Municipal.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar