WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

08/09/2010 - Grupo francês busca óleo de soja e madeira de eucalipto em Uberaba

Produtora de energia a partir de biomassas vegetais, a empresa francesa Dalkia está interessada em buscar óleo de soja e madeira de eucalipto em Uberaba. A revelação foi feita durante reunião entre o representante da empresa, o diretor de Estratégias Alain Arnaud, o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, e o presidente da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim), Luiz Henrique Borges Fernandes, na última terça-feira.

A visita do diretor da Dalkia foi intermediada pelo empresário Eduardo Palmério e teve com objetivo conhecer a produção local de soja e do eucalipto, com vistas ao possível fornecimento destes produtos sob forma de óleo e peletes (cavacos) para a empresa que utiliza estes tipos de combustíveis em suas termo-elétricas.

De acordo com o titular da Sagri, a proposição da empresa é a de adquirir em óleo de soja até 150 mil toneladas por ano. Já para os peletes de eucalipto a empresa poderá comprar praticamente tudo o que for produzido em Uberaba, visto que as necessidades européias das atuais cinco milhos de toneladas deverá consumir até 2015 cerca de 100 milhões de toneladas por ano.

“A condição para a concretização do negócio é a de que estas matérias primas sejam produzidas pela agricultura familiar, uma exigência européia visando garantir desenvolvimento sócio-econômico a pequenos agricultores brasileiros”, explica Guimarães.

Neste sentido, o secretário de Agricultura relatou o trabalho desenvolvido pela sua pasta junto a estes empreendedores e assegurou que o trabalho pode ser iniciado a partir do ano agrícola 2011/2012.

Já o presidente da Certrim Luiz Henrique se comprometeu pelo trabalho da Cooperativa no tocante ao processamento das matérias primas e aos procedimentos negociais das exportações.

Também estiveram presentes ao encontro Raymond Izquierdo e Paolo Pagge, também diretores da empresa francesa, além do consultor para negócios agropecuários com a França, Gerard Scerb.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar