WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

25/08/2010 - Funcionamento do SIM em Uberaba desperta interesse de outros municípios

Funcionamento do SIM em Uberaba desperta interesse de outros municípios Funcionamento do SIM em Uberaba desperta interesse de outros municípios Funcionamento do SIM em Uberaba desperta interesse de outros municípios

Criado há cerca de dois anos o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Uberaba tem despertado a atenção e o interesse de vários municípios como é o caso de Brasópolis, cidade localizada no sul de Minas, que enviou a Uberaba nesta quarta-feira (25) um grupo formado por integrantes dos poderes Executivo e Legislativo.

Durante reunião com o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, o grupo explicou que veio à cidade por recomendação da Emater, de Belo Horizonte, em busca de informações e subsídios objetivando também criar o serviço.

Brasópolis é uma cidade com 16 mil habitantes com predominância para a produção de leite, banana e hortaliças. O município conta com cerca de dois mil pequenos produtores e cada propriedade rural tem em média quatro hectares.

Justificando a criação do serviço em Uberaba, o secretário de Agricultura explicou que o SIM tem por função controlar a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos.

“Ao mesmo tempo, incentivamos as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida”, completou José Humberto Guimarães.

Segundo o titular da Sagri, o Serviço de Inspeção Municipal de Uberaba conta atualmente com 42 empresas de vários segmentos como queijarias, indústrias de doces, entrepostos de ovos, apiários e embutidos, cadastradas. Juntas, elas geram mais de 300 empregos.

Guimarães justifica a visita de grupos para conhecer o SIM de Uberaba ressaltando o trabalho que vem sendo desempenhado pelo órgão.
“Estamos trabalhando numa linha certa porque além de estarmos beneficiando os produtores que estão saindo da clandestinidade, estamos beneficiando a população com o oferecimento de produtos de qualidade garantida”, diz o secretário.

Para o vereador de Brasópolis, Péricles Pinheiro, Uberaba deu um grande passo ao criar o serviço e é justamente isso que eles pretendem “copiar” do município.

“Sabemos que não vai ser fácil porque vai exigir um trabalho a longo prazo de conscientização não só dos produtores, mas também da população de uma forma em geral. Mas, se aqui o serviço funciona, acreditamos que vai funcionar também em Brasópolis”, disse o representante do Legislativo daquele município.

Integraram o grupo de Brasópolis o secretário de Assuntos Jurídicos, Luiz Guilherme Goulart, o médico veterinário Jesu Ribeiro e Hildebrando Lopes, da Emater.

Também participaram da reunião, o subsecretário de Agricultura de Uberaba, Romeu Borges Júnior, o diretor do SIM, Valdair Landim e sua equipe e o presidente da Certrim, Luiz Henrique Borges.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar