WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

23/07/2009 - Prefeito reivindica junto ao presidente da Ceasa/MG reforma urgente da unidade de Uberaba

Presidente da Ceasa/MG visita Uberaba Presidente da Ceasa/MG visita Uberaba Presidente da Ceasa/MG visita Uberaba 

A Ceasa de Uberaba é a terceira do Estado em comercialização e é gerida pelo município, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), partilhada com a Ceasa/MG. Com 112 mil metros quadrados a unidade já não comporta mais o movimento tanto de produtores, quanto de compradores, sendo estes não só de Uberaba, mas também de várias cidades da região e até mesmo do estado de São Paulo.

A unidade conta com 40 boxes, sendo que 37 estão ocupados por 30 permissionários e os outros três serão licitados no próximo dia 06. Para conhecer in loco a unidade de Uberaba, o presidente da Ceasa/MG, João Alberto Paixão Lages, esteve na cidade nesta quinta-feira (23), quando esteve reunido com o prefeito Anderson Adauto, o deputado Paulo Piau e o titular da Sagri, José Humberto Guimarães.

Entre as reivindicações está a construção de um galpão para o comércio atacadista, com uma área de 2.129 metros quadrados e 44 lojas. Também está sendo reivindicada a duplicação do galpão que abriga os produtores rurais que ali comparecem. Hoje a unidade conta com 86 módulos (pedras). Além disso, está sendo reivindicada a construção de um posto de apoio para os compradores. “Neste posto pretendemos instalar equipamentos tipo painel eletrônico objetivando mantê-los informados quanto às cotações diárias e outros assuntos de interesse dos mesmos”, esclarece Guimarães.

Mas, uma das necessidades mais urgentes da unidade, de acordo com o secretário de Agricultura, trata-se da reforma e ampliação de todo o sistema que já não é mais compatível com a atual realidade. Toda a obra está orçada em R$ 3 milhões. “Ao presidente mostramos que as benfeitorias são necessárias em função do crescente movimento verificado na unidade nos últimos anos”, destaca José Humberto Guimarães. Segundo ele, em 2005 a Ceasa comercializou 20.630 toneladas de produtos. Em 2006 passou para 29.500 toneladas. Já em 2007 este número cresceu para 70.316 toneladas. Também houve crescimento na comercialização em 2008 quando foram comercializadas 103.900 toneladas e nos seis primeiros meses deste ano já foram comercializadas 53 mil toneladas.

Durante o encontro ficou acertado que na próxima terça-feira (28) uma equipe de técnicos da Ceasa/MG virá a Uberaba para se reunir com as equipes da Sagri e da Secretaria de Planejamento para juntos analisarem o projeto e as possibilidades de executá-lo. Também demonstrando interesse em resolver o problema, o deputado Paulo Piau se comprometeu em buscar ajuda em Brasília, desenvolvendo ações políticas junto ao governo federal.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar