WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

29/07/2010 - Uberaba também é destaque na genética para a avicultura

Além de se destacar na área da produção de material genético para bovinos e ovinos, Uberaba também é destaque quando se trata de material genético para a avicultura. Isso graças à instalação no município de uma empresa líder mundial em melhoramento genético de frangos e perus, com vários programas genéticos integrados em diferentes continentes, proporcionando maior segurança de suprimento e rentabilidade para a indústria avícola mundial.

Trata-se da empresa Aviagen do Brasil, do Grupo Erich Wesjohann, cujos veterinários Eduardo de Albuquerque e Heraldo Ribeiro estiveram reunidos esta semana com o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães.

A unidade da empresa em Uberaba emprega atualmente 75 funcionários e está localizada na Fazenda Carasa, no sentido Uberaba/Uberlândia.

A escolha para se instalar aqui, de acordo com o titular da Sagri, se deu em virtude da excelente localização do município tanto na obtenção de insumos quanto na questão da distribuição de seus produtos.
“A instalação da empresa em Uberaba, evidencia a importância do município no cenário da biotecnologia”, destaca Guimarães.

Segundo ele, no município existem mais de 200 aviários que produzem frangos, perus e ovos de uma forma integrada com as empresas processadoras. E também em quase todas as propriedades rurais existem pequenos criatórios de aves campestres ou caipiras.

Como uma das preocupações da empresa é com a sanidade avícola, aos visitantes o secretário de Agricultura falou sobre o programa desenvolvido pela Sagri em parceria com a Certrim, que objetiva fomentar a produção de aves e ovos caipiras para o consumo familiar e venda do excedente e também orientar os pequenos produtores, dispensando a eles assessoria técnica, zootécnica e gerencial, o que inclui o manejo sanitário das aves.

“Mostramos a eles que estamos vigilantes no que diz respeito à maneira de atuação dos nossos pequenos produtores para que essa atividade tão importante para o nosso município não venha prejudicar esse empreendimento de grande porte da empresa”, explicou o secretário.

No final do encontro ficou acertado que a empresa irá participar de encontros promovidos pela Sagri, quando seus profissionais poderão também orientar os avicultores uberabenses.

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar