WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

23/07/2010 - I Encontro da Piscicultura é realizado em Uberaba

I Encontro da Piscicultura é realizado em Uberaba I Encontro da Piscicultura é realizado em Uberaba I Encontro da Piscicultura é realizado em Uberaba

 

Foi realizado na tarde desta sexta-feira (23) o I Encontro da Piscicultura de Uberaba e Região. O evento aconteceu no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, do prefeito em exercício, Paulo Mesquita, do prefeito licenciado, Anderson Adauto, dos secretários municipais de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento, e de Desenvolvimento Econômico, José Humberto Guimarães e João Franco, respectivamente, além de prefeitos, presidentes de sindicatos rurais, lideranças, e empresários do setor, da cidade e região.

Logo no início do encontro foram assinados dois protocolos de intenções para a produção de pescados no município e região, nos quais são previstas ações como a implantação do CIPAQ (Centro Integrado de Pesca e Aquicultura) e do “Centro Tecnológico Regional de Aquicultura”, além de parcerias comercias, com as empresas Seara Alimentos S.A. e Dagranja Agroindustrial Ltda, para o escoamento do produto de pescado após seu processamento. Na sequência, o ministro recebeu o título de Cidadão Uberabense, pela Câmara Municipal.

De acordo com Altemir Gregolin, o município de Uberaba possui grande potencial para a produção de pescado. Ele salientou a importância da implantação do CIPAQ para a estruturação da cadeia produtiva e ressaltou a intenção do Ministério da Pesca em transformar a região em grande produtora nacional do pescado. “O CIPAQ é uma unidade de processamento que irá agregar valor ao pescado, e assim, melhorar as rendas dos produtores, e ao mesmo tempo garantir mercado. Uberaba tem potencial para isso. O prefeito já cedeu área para a construção da unidade de processamento, e já estamos analisando os projetos, para ver se liberamos os recursos ainda esse ano para a efetivação dos mesmos”, pontuou.

O encontro contou com apresentação de painéis como a “Política do Ministério da Pesca para o setor de aquicultura e pesqueiro”, o “Panorama atual da aquicultura no Brasil com foco na região de Uberaba”, e “Apresentação do inventário da potencialidade regional”.

Também estiveram presentes no encontro, representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTriângulo), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, dentre outras entidades de ensino.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar