WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

15/07/2010 - Cursos profissionalizantes na área de pesca são propostos à Uberaba

Secretário de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, juntamente com equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), recebeu nesta quinta-feira (15) o coordenador da Política de Formação Humana na Pesca Marinha, Continental, Aquicultura Familiar, Portos e Navegação, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), professor Edson Almeida de Moraes, para um encontro técnico de fortalecimento do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Agricultura e Pesca Sudeste.

Foram apresentadas propostas, por meio de um acordo de cooperação envolvendo Prefeitura Municipal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTriangulo) e o Núcleo de Pesquisa Aplicada em Agricultura e Pesca e Aquicultura - Sudeste, para a criação de cursos técnicos na área de pesca. “Já desenvolvemos essa política no país inteiro, que é uma política de resgate dos pescadores através de um sistema educacional”, ressaltou Edson Almeida.

A intenção do projeto, conforme o coordenador do Núcleo de Pesquisa, Rodrigo Guimarães, é qualificar a mão de obra no setor de pesca do município, por meio de cursos profissionalizantes, como o de Processamento de Pescado, para que o produtor agregue valor ao peixe e não o venda “in natura”. “São produzidos diversos produtos com esses pescados, como a linguiça, hambúrguer, filé, dentre outros”, explicou Rodrigo.

Para o secretário José Humberto, essas propostas vêm de encontro à intenção da Sagri de fomentar a aquicultura e a produção de pescados em Uberaba. “O município possui um imenso potencial no setor de pesca, principalmente nas áreas do Rio Grande, e com esses cursos e parcerias, vão propiciar meios para que técnicos sejam habilitados na área de aquicultura e pesca”, finalizou.

Também esteve presente na reunião o diretor de Extensão do IFTriângulo, professor José Antônio Bessa.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar