WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

30/06/2009 - Secretaria de Educação se reúne com direção da creche Vovó Adelina para assumir os seus serviços

Aconteceu nesta terça-feira (30) a primeira reunião entre o secretário de Educação e Cultura, Conselho Municipal de Educação e a direção da Creche Vovó Adelina com vistas à transferência para o município do controle da instituição. A partir de agora, uma série de levantamentos serão realizados e na sexta-feira (03) um novo encontro acontece para definição de todas as regras relacionadas à transição a ser realizada até 1º de agosto, quando a Creche já estará funcionando normalmente como um Centro de Educação Infantil Municipal. A municipalização da creche já havia sido requerida pela direção da entidade em meados de maio deste ano. O secretário municipal de Educação e Cultura, Marcos Bordon, confirma que nenhuma criança ficará sem atendimento.

Para a transferência das atividades da atual creche para o município, uma série de medidas jurídico-administrativas deverá ser adotada, visto que toda a estrutura, incluindo o imóvel, pertence à entidade que hoje mantém a creche. A Prefeitura deverá criar, por meio de Lei, votada na Câmara Municipal, um novo Centro Municipal de Educação Infantil, assim como um convênio deverá ser assinado entre a atual Creche e o município prevendo a cessão dos equipamentos e do imóvel.

Atualmente a Vovó Adelina atende 150 crianças de 0 a 5 anos. Todo o levantamento de mobiliário já foi encaminhado pela presidente da Creche, Vera Maria Barbosa, à Secretaria de Educação para providenciar o devido inventário.

A presidente da Creche lamenta o fato da entidade não estar conseguindo mantê-la, mas ela acredita que o município poderá assumir o serviço com competência, mantendo a mesma qualidade, ou melhorar ainda mais o que hoje é oferecido à comunidade do Conjunto Cartafina e bairros adjacentes. Diante da estrutura que será repassada ao município, ela espera que a Creche Vovó Adelina se transforme num exemplo de Centro de Educação Infantil. Ela lembra da dedicação de toda a sua família ao longo dos mais de 20 anos que construiu a instituição e vem mantendo-a a custo de muito esforço.

Marcos Bordon, que esteve na reunião acompanhado por integrantes do Conselho Municipal de Educação, garante que a comunidade não terá qualquer prejuízo e que todas as crianças estarão sendo atendidas pelo município a partir de 1º de agosto. Quanto à qualidade do ensino a ser ofertado, o secretário cita que será a mesma hoje existente em todos os Centros de Educação Infantil mantidos pelo município.

Quanto aos repasses para as entidades conveniadas, Bordon informa que o pagamento está em dia. No caso da Vovó Adelina, o seu recebimento está ocorrendo com um mês de atraso em relação às demais, pelo fato dela ter assinado o convênio após a data estipulada, que era 20 de março. Das 18 instituições conveniadas que recebem recursos financeiros da Prefeitura, 15 já receberam o mês de julho de forma adiantada. O secretário reafirma que este setor é prioritário para o governo do prefeito Anderson Adauto, tanto que o corte ocorrido foi de apenas 10%, enquanto nos demais setores da administração chega à casa dos 30%.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar