WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/05/2010 - Proler acontece na próxima semana

Professores de Uberaba e região participarão, a partir de quarta-feira (dia 26), do XIII Encontro Regional do Proler Vale do Rio Grande e do II Fórum Regional sobre Políticas Públicas para o Livro e a Leitura. As inscrições para os eventos terminam nesta quinta-feira (dia 20), nas secretarias de Educação dos municípios integrantes do Comitê do Proler.

A abertura do Encontro Regional do Proler será na quarta-feira (26), no anfiteatro A da UFTM, a partir das 8h30. A conferência de abertura será ministrada pela professora Fani Miranda Tanak, enfocando o tema “Fronteiras de leitura: a literatura como conhecimento”. Em seguida, acontece mesa redonda que discutirá a produção literária para crianças e jovens. O mediador será o escritor uberabense Tiago de Melo Andrade, com participação dos escritores Ronaldo Simões Coleho e Beto Junqueyra. No período da tarde, outra mesa redonda discute o tema literatura e educação, com as presenças de Eliana Salge, Divane Barcelos Ribeiro e Acir Mário Karwoski. Em seguida, serão promovidos workshop, minifeira de livros e minicursos de literatura.

Na quinta-feira (dia 27), o dia será de minicursos de leitura, na Unipac. Paralelamente será realizado curso de contadores de histórias, com Francisco Gregório Filho, inclusive no dia 26. Já na sexta-feira (dia 28) acontece o Fórum Regional do Proler, a partir das 8h15, no Teatro Vera Cruz. Fabiano dos Santos Piúba, da Diretoria Nacional do Livro e Leitura, do Ministério da Cultura, fará a conferência de abertura abordando o tema “Proler e as políticas públicas para o livro e a leitura: caminhos para a cidadania”.

A programação do dia terá mesa-redonda para discutir os novos caminhos da leitura pelos planos estaduais e municipais. Vão participar das discussões José Castilho Marques Neto, da Secretaria Executiva do Plano Nacional do Livro, e Fabíola Farias, da Secretaria de Estado da Cultura, com a coordenação de Tânia Fígaro Ulhoa, coordenadora Regional do Proler. No período da tarde, os escritores Léo Cunha e Francisco Gregório Filho abordam o tema ler e escrever – ação cidadão, com coordenação de Marinalva Vieira Barbosa, integrante do comitê do Proler.

Mais informações na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba, através dos telefones (34) 3318-0706 e 3318-0762.

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar