WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

17/05/2010 - Uberaba discute Luta Antimanicomial

Neste ano a luta tem como tema: “Solidariedade: há em ti, há em mim”

Nesta segunda-feira (17) aconteceu o lançamento da comemoração à Semana de Luta Antimanicomial, no anfiteatro B da UFTM, com apresentação artística e conferência sobre as alternativas da reforma psiquiátrica. A ação é promovida pela Fundação Gregório F. Baremblitt e Associação de Usuários Familiares e Trabalhadores da Saúde, em parceria com o Caps Maria Boneca, Serviços de Saúde Mental Municipal, Apae, UFTM, Uniube, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), Seppai, Axé Uai, Mediação, Supam, Comunidade Caminho da Vida, Casa de Loide e Eunice, Casa do Caminho, Acolhida Marista, Colégio José Ferreira, Lar da Caridade, Casa do Menor Coração de Maria e Sistema Aciu.

O Movimento Antimanicomial é comemorado no dia 18 de maio, e segundo a Referencia Técnica em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Cintia Barroso Okano, a data remete às primerias ações em relação ao tema, discutidas no Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, em Bauru-SP. “Este movimento vai ao encontro da Reforma Sanitária Brasileira, que resultou na criação do Sistema Único de Saúde e também, à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas na Itália, na década de 60”, destaca a referência.

Ela lembra que o processo decorrente deste movimento foi a Reforma Psiquiátrica, que teve início na década de 70, e definida pela Lei 10216 de 2001 como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, onde transferiu o ponto principal do tratamento para a Rede de Atenção Psicossocial estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos. “A reforma psiquiátrica pretende modificar o sistema de tratamento clínico da doença mental, eliminando gradualmente a internação como forma de exclusão social. Além disso, tem como objetivo a desativação gradual dos manicômios e promover a inclusão social daqueles que sofrem de transtornos mentais”, explica Cintia.

De acordo com a referência técnica, a reforma psiquiátrica é um tema discutido por muito tempo no país e as resoluções propostas ainda não foram totalmente implementadas. Ela destaca também, que entre os dias 27 e 30 de junho acontece a IV Conferência Nacional de Saúde Mental, que busca discutir e propor novos rumos para a área.

Em Uberaba, o assunto Saúde Mental foi discutido em abril pela SMS em parceria com os municípios de Conceição das Alagoas, Campo Florido, Veríssimo, Delta, Água Comprida, Sacramento e Conquista, na III Conferência Microrregional de Saúde Mental. Na ocasião, a Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Marta Elizabeth de Souza, destacou que a participação dos gestores, profissionais, usuários do sistema de saúde pública e a sociedade são imprescindíveis para a construção da política pública voltada para a saúde mental, onde as conferências têm um destaque para o avanço da reforma psiquiátrica. “As conferências também são uma forma de propor e avaliar as políticas. Por isso é essencial a participação de todos”.

Programação – Nesta terça (18), a partir das 9h, será realizada uma passeata nas principais ruas da cidade e uma manifestação pública no estacionamento do Mercado Municipal. A concentração será na Fundação Gregório Baremblitt. A ação terá a participação de artistas convidados e apresentações artísticas do grupo Axé Uai e das alunas da Sociedade Uberabense de Proteção e Amparo ao Menor - Supam.

Nos dias 21 e 27 de maio, das 19h às 22h, no anfiteatro D56 da Uniube, campus aeroporto, acontecerá a exibição dos filmes “O Solista”, que retrata a saúde e doença mental e “Preciosa”, que mostra a violência sexual contra as crianças.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar