WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

02/05/2010 - Experiência educacional de Uberaba é selecionada em concurso nacional

Trabalho de educação inclusiva desenvolvido em Uberaba está selecionado em concurso nacional do Ministério da Educação e Cultura – “Experiências educacionais inclusivas – experiências de sucesso”. O prêmio é da Secretaria de Educação Especial do MEC visando a divulgar o processo de inclusão educacional. As inscrições para relato de experiências municipais foram abertas no fim do ano passado e encerradas em março.
Segundo a pedagoga Gláucia Eli da Silva, diretora do Departamento de Inclusão Educacional e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Uberaba se inscreveu já que dispõe de estrutura com 39 salas de atendimento em educação especializada.

Foram quatro as experiências encaminhadas por Uberaba. Uma delas foi selecionada para receber o prêmio e está foi avaliada in loco nesta sexta-feira (30) por equipe do MEC. Em todo o país foram 700 inscrições de 420 municípios.
A equipe técnica visitou a Escola de Educação Infantil  Sítio do Pica-Pau Amarelo, localizada no bairro Tutunas  e dirigida por Vanda Correa Carvalho. A instituição atende a duas crianças portadoras de necessidades especiais, ambas com deficiências físicas, uma delas com transtorno globlal de desenvolvimento (autismo) e outra com paralisia cerebral.

Conforme Gláucia, o prêmio ‘Experiências Educacionais Inclusivas’ avalia o sistema municipal, como é organizado o trabalho dentro da perspectiva de inclusão e como escola desenvolveu este trabalho.
Hoje, afirma a diretora do Departamento, a rede municipal atende crianças com necessidades especiais globais, deficiências físicas mentais, visuais, auditivas e com distúrbios de aprendizagem. Quarenta e um professores atuam no contra turno em salas especiais oferecendo apoio pedagógico conforme a especificidade, inclusive com adaptação de materiais e equipamentos quando necessário. O aluno freqüenta o ensino regular e recebe o atendimento pedagógico em horário alternativo.

Ainda, de acordo com Gláucia, 19 escolas municipais de Uberaba estão equipadas com recursos multifuncionais cedidos pelo MEC e outras sete estão recebendo estes recursos como acessibilidade, teclado com colméia, mouse com acionador para voz e jogos pedagógicos diferenciados.

O resultado do concurso está previsto para o final da primeira quinzena de maio. A premiação será entregue durante o Seminário Nacional de Educação Inclusiva, marcado para o período de 24 a 28 de maio em Brasília.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar