WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

29/04/2010 - SEDS prepara os usuários dos CRAS para mercado de trabalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDS) promoveu entre os dias 27 e 29 de abril, a 1ª Semana Orientativa para Motivação e Inserção no Mercado de Trabalho, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu). Mais de 200 integrantes de famílias usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), espalhados pelos bairros de Uberaba, participaram do evento.

A secretária Maria Thereza Rodrigues da Cunha explica que o objetivo da “Semana Orientativa para Inserção no Mundo de Trabalho” foi o de proporcionar um espaço interativo capaz de estimular a comunidade para a vivência de uma experiência produtiva, direcionada para a adoção de práticas capazes de suprir as demandas atuais do mercado de trabalho.

Tetê salienta ainda que diante da realidade vivenciada nos CRAS, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, percebeu-se a necessidade de investir em projetos que gerassem conhecimento e incentivo à busca de qualificação profissional.

Sendo assim, o projeto justificou-se por ser um trabalho motivacional, levando os usuários ao despertar pelo interesse laboral, viabilizando informações e orientações na busca da qualificação profissional aos usuários do CRAS. Isto para fortalecê-los como sujeitos de direitos, estimulando-os a trilhar o caminho da emancipação de forma a promover sua autonomia e seguridade no âmbito do mundo de trabalho e levando-os ao protagonismo social.

Desta forma, pretendeu-se apontar a honestidade econômica e social que o trabalho é capaz de gerar, para elevação do nível socioeconômico das famílias. Assim, o evento contribuiu para o fortalecimento individual e coletivo de pessoas que se encontram excluídas do mercado formal de trabalho, para o enfrentamento de suas dificuldades de inserção, através de informações e orientações básicas que estimulem a geração de emprego e renda.

Neste sentido, profissionais convidados pela SEDS abordaram com os usuários dos CRAS direitos e deveres dos trabalhadores, apresentação e técnicas de entrevistas de emprego, perspectivas do mundo do trabalho,

empreendedorismo e marketing pessoal, alternativas organizacionais como cooperativo, associações e economia solidária e valorização dos cursos técnicos. Os participantes receberm inda informações como elaborar currículo, emissão de Carteira de Trabalho e documentos diversos e vagas disponíveis no mercado local.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar