WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

14/04/2010 - Casa de Apoio aos Moradores de Rua mostra resultados

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) comemora os resultados da Casa de Apoio aos Moradores de Rua, depois de dois meses de funcionamento. A unidade funciona na antiga sede da Unidade de Saúde da Família Inimá Baroni, na rua Bom Despacho, bairro Amoroso Costa.

A secretária Maria Thereza Rodrigues da Cunha explica que a casa de apoio foi criada com a finalidade de complementar o trabalho desenvolvido pela Ronda Social. Isto porque o número de moradores de rua aumentou e diante da demanda por serviços, a Seds tem como eixo central a prevenção da violência, criminalidade e promoção à dignidade humana, no âmbito da assistência social.

Segundo ela, nestes dois meses de projeto foram feitas 70 abordagens pela Ronda Social, com o convite para os moradores de rua irem para a casa. Destes, 45 recusaram de imediato a ajuda, mas outras 25 pessoas foram acolhidas e receberam encaminhamentos para frentes de trabalho (4),  tratamento da dependência química em comunidades terapêuticas (6) e reagregação familiar (3). Porém, seis deles não conseguiram se adaptar às regras da casa e foram embora. Atualmente estão abrigados seis pessoas, aguardando documentação, vagas nas comunidades terapêuticas e fazendo tratamento de saúde.

Tetê Rodrigues da Cunha destaca que esse é um trabalho difícil, que necessita de muita persistência e crença no ser humano e em sua capacidade de mudança. E os primeiros resultados são animadores.

Ainda de acordo com ela, o objetivo da casa é resgatar o indivíduo em situação de rua que se encontra em estado de vulnerabilidade social garantindo seus direitos básicos pela Constituição Federal. A partir da disposição do usuário de sair desta situação, é desenvolvido com ele um trabalho de reinserção social, procurando restabelecer vínculos que proporcionem uma nova oportunidade de vida.

A secretária de Desenvolvimento Social ressalta que a casa é um espaço de acolhimento de curta permanência, que oportuniza num tempo adequado recursos necessários que atendam às necessidades do usuário para que este se promova e resgate sua cidadania.
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar