WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

04/06/2009 - Agenda de ações marca comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

Inauguração da ETE Rio Uberaba e ampliação do Horto Municipal são algumas das ações

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, neste dia 05 de junho, a Prefeitura Municipal de Uberaba lança uma agenda de ações, buscando a melhoria da qualidade de vida da população, através da preservação ambiental. A agenda foi desenvolvida através de trabalho conjunto das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Planejamento, Settrans, Governo, Codau e Chefia de Gabinete.

Entre as ações está a revitalização das matas do Vallim de Mello, Elza Amuí, Beija Flor e uma área de preservação do Jardim Belo Horizonte, que inclui uma mina. Além disso, a Prefeitura já trabalha na ampliação do Horto Municipal, garantindo a produção de mais 300 mil mudas até o final do ano. Outras 100 mil mudas já estão garantidas para a arborização dos canteiros, rotatórias e entradas da cidade. A Secretaria de Infraestrutura já está montando uma equipe de jardinamento e manutenção, além de dar continuidade aos trabalhos de limpeza da cidade e dos ecopontos. De acordo com o titular da pasta, José Eduardo Rodrigues da Cunha, já estão garantidas a aquisição de mais equipamentos: dois caminhões de 12m³, 20 roçadeiras e ainda a locação de dois ônibus para capina química.

Pelo projeto Água Viva, que trabalha na recuperação ambiental da Bacia do Rio Uberaba e revitalização do sistema de abastecimento de água, já está agendada para 26 de junho a inauguração da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Rio Uberaba “Francisco Veludo”. Também neste mês, terá início a licitação da ETE Conquistinha. Em julho, acontece a licitação para a contratação dos interceptores centrais da cidade.

O Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) ainda prepara para o mês de setembro a inauguração da primeira etapa do Parque da Cidade, localizado na Univerdecidade. Neste mesmo mês está prevista a entrega do Parque Alameda das Barrigudas, que inclui um centro de turismo, e do Centro de Educação Ambiental “Casa das Águas”, que conta com um CVT para oferecer cursos voltados para o meio ambiente, além de laboratórios para análises. Com as obras do projeto Água Viva, Uberaba passará de 2% para 98% de esgoto tratado.

Entre as ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destaque para o início das atividades com o objetivo de triplicar a coleta seletiva organizada. Além disso, de acordo com o secretário José Luiz Barbieri, está em fase de elaboração um programa municipal de gestão dos resíduos sólidos de construção civil. O material processado servirá para a pavimentação de estradas rurais e ainda fabricação de elementos de concreto não estrutural, como blocos, caixas de gordura, etc.

Ainda pela secretaria é desenvolvido o projeto Horto nas Escolas, que garante a distribuição de mudas em 16 escolas e ainda no Centro Administrativo, Mata do Ipê e 11 supermercados da cidade. “Esta é uma maneira de trazer o Horto Municipal para mais perto da população”, finaliza Barbieri.

Eventos no Dia Mundial do Meio Ambiente

Para marcar o Dia Mundial de Meio Ambiente, a Semam promove a palestra “Microbacias Hidrográficas do Rio Uberaba”, comandada pelo engenheiro civil, Osmar Ribeiro. O evento, que acontece das 8h30 às 10h, no Centro Administrativo, tem por objetivo escolher uma área ambiental do município para desenvolver um trabalho piloto de recuperação de matas ciliares.

De acordo com o diretor de Recursos Ambientais da Seman, José Sidney, a palestra é uma idéia que surgiu quando a OAB procurou o promotor de Meio Ambiente para se criar um grupo de trabalho (GT) para desenvolver ações voltadas ao tema. O GT é formado por membros da Promotoria de Justiça de Uberaba, Conselho Gestor da APA do Rio Uberaba, Secretaria do Meio Ambiente, Câmara Municipal de Uberaba, Polícia Ambiental, Instituto Estadual de Florestas, Codau, OAB, Uniube, Emater, Epamig, Sindicato Rural de Uberaba e Supram de Uberlândia.

A partir das 13h15 acontece caminhada ecológica com destino à Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”. Durante o percurso, os alunos da Escola Municipal Frei Eugênio receberão orientações sobre trânsito e meio ambiente.

Na biblioteca, os estudantes irão assistir uma breve história sobre o cerrado e em seguida, palestra enfocando aspectos ambientais, incluindo o comportamento de voo de algumas aves.

Também nesta tarde haverá visita a exposição de roupas e objetos confeccionados a partir de material reciclado.

Na próxima semana, de 08 a 10 de junho, acontece o II Fórum Integrado de Meio Ambiente do Rio Grande, com apoio da Prefeitura Municipal.

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar