WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

03/02/2009 - Educação ambiental será permanente nas escolas municipais de Uberaba

A educação ambiental em Uberaba vai começar na base. Para tanto será instituído o programa "O lixo que não é lixo” junto à rede municipal de ensino. A iniciativa está prevista no Código de Limpeza Urbana que passa a vigorar a partir da próxima quinzena. Nele, a Prefeitura, com aprovação da Câmara de Vereadores, tratou a questão da limpeza de forma ampla passando pela educação, conscientização e penalidades a quem descumprir as normas expondo à riscos a imagem de uma cidade bem cuidada, o meio ambiente e a saúde pública."O lixo que não é lixo", conforme previsto no Código, será implantado em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Meio Ambiente. Os estudantes receberão informações sobre o programa, assim como material didático e iniciação no processo de pré-seleção de recicláveis.

A participação das escolas vai acontecer através do encaminhando de materiais recicláveis aos postos de recebimento a serem implantados por empresas cadastradas no sistema e que pagarão pelo produto recebido. O valor arrecadado com a venda será revertido para a caixa escolar sendo proibida qualquer utilização que não beneficie a própria escola.

Paralelamente, além do sistema convencional de coleta de lixo, caminhões específicos identificados com o nome do programa, semanalmente receberão os recicláveis nos bairros da cidade.Para o comércio, fica autorizada a coleta diferenciada através de inscrição espontânea junto ao setor competente da Prefeitura. A lei considera lixo reciclável domiciliar, os metais, plásticos, vidros, papéis e papelões. No grupo de orgânicos estão os restos de alimentos e poda de grama e árvores.

Comunidade - A Prefeitura, juntamente com a comunidade organizada, desenvolverá política visando conscientizar a população sobre a importância da adoção de hábitos corretos com relação à limpeza urbana. Para tanto, o Município, deverá realizar regularmente programas de limpeza urbana, priorizando mutirões e dias de faxina; promover campanhas educativas através dos meios de comunicação de massa; realizar palestras e visitas às escolas, promover mostras itinerantes, apresentar audiovisuais, editar folhetos e cartilhas explicativas; desenvolver programas de informação, através da educação formal e informal, sobre materiais recicláveis e matérias biodegradáveis; e celebrar convênios com entidades públicas ou particulares.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar