WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

04/03/2010 - Secretaria leva formação continuada para dentro das escolas e Cemeis

Proposto em 2005, o Projeto de Formação Continuada em Serviço ganha fôlego este ano na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e atinge todas as escolas mantidas pela Prefeitura e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

A diretora do Departamento de Formação Continuada, Renilda Maria Rosa, explica que a iniciativa acontece na própria escola. Um dos grandes diferenciais – diz ela - é que os professores participantes são sujeitos e autores da sua própria formação, diferente da capacitação, por exemplo, quando é contratado especialista em determinado assunto para ministrar palestra ou curso. “Esta forma tradicional, seguramente tem efeitos menores”, ressalta. Segundo Renilda, no caso da formação em serviço, o professor é estudioso da prática e faz sua formação mediante pesquisa coletiva no próprio local de trabalho.

Conforme a diretora do departamento de Formação Continuada, hoje o que se busca é conhecer as dificuldades e problemas da escola. Esta formação, acredita, permite ao coletivo – já que todos se envolvem – investigar as causas e buscar soluções. Num primeiro momento é feito o diagnóstico da realidade, envolvendo inclusive alunos e pais, e, a partir dele, de forma coletiva, são buscadas as soluções para os problemas locais.

Tal didática parte do princípio de que embora com diretriz única para o sistema de ensino, cada escola tem suas peculiaridades. “Não podemos dizer que a Escola Boa Vista é a mesma do Pacaembu ou outra qualquer. Cada uma tem seu perfil profissional, de comunidade, etc”, observa Renilda. Ela destaca que o trabalho na Formação Continuada em Serviço é permeado por muito estudo e reflexão da prática, tendo como objetivo maior o aluno e os resultados dentro do processo de ensino-aprendizagem.

No dia 9 acontece o curso de formação para os diretores, no dia 10 para os vice-diretores e no dia 11 para os pedagogos. Estas três categorias profissionais compõem as equipes gestoras da formação, passando por cursos a cada 15 dias na Faculdade de Ciências Econômicas, sendo orientados para desenvolver os encontros coletivos.

O Formação em Serviço acontece durante todo o ano letivo. O professor recebe pontos na avaliação de desempenho e para isto deve passar por curso de, no mínimo, 50 horas/ano apresentando 75% de freqüência e 70% de aproveitamento. O magistério recebe ainda gratificação de 5% por participar dos cursos na escola. “A base é o tripé: preparação, produtividade, desempenho”, encerra Renilda.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar