WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/02/2010 - Semec promove eventos educacionais em torno dos 190 anos de Uberaba

Dentro das comemorações em torno dos 190 anos de Uberaba, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), através dos Departamentos Pedagógico e Cultural e em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, Fundação Cultural, Biblioteca Municipal e Arquivo Público, desenvolve o projeto ‘Uberaba, 190 Anos de História: Reconstruindo a Memória”.

A proposta tem como público alvo os estudantes das escolas municipais e estaduais, desde a educação infantil até o ensino médio. A iniciativa é justificada à importância da valorização da história do processo de evolução, visando a mais comprometimento do cidadão com as novas gerações, a memória e a formação de valores e costumes. É nessa perspectiva que as redes municipal e estadual de ensino de Uberaba promovem ao longo de todo o mês de março, diversas atividades direcionadas a homenagens, pesquisas e estudos sobre Uberaba.

Conforme o roteiro, cada escola deverá executar seu projeto entre 03 e 26 de março, abordando aspectos econômico, político, social, educacional, cultural e histórico do Município, levando em conta a interdisciplinaridade. A culminância em todas as escolas será no dia 27 de março. Eventos - No seminário sobre “Histórias da Cidade”, os alunos poderão conhecer mais sobre as “histórias do povo de Uberaba”, por meio de contadores de causos e historiadores.

Para alunos a partir da 7ª série o seminário acontece dias 16 (às 14 horas) e 17 (às 8 horas) no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. Já no dia 25 (14 horas), no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), serão contemplados estudantes de 5º e 6º ano. Outro item da programação é a ‘Declamação de Fragmentos de Obras de Escritores Uberabenses’, marcada para os dias 29 e 30 no Vera Cruz a partir das 14 horas.

As escolas interessadas devem elaborar apresentação artística com obras de escritores locais. O público será formado por escolas convidadas, com alunos a partir de 10 anos de idade. O quarto e o quinto tópicos da programação constam de visitas ao Arquivo Público entre 3 e 26 de março e à Biblioteca Pública Bernardo Guimarães (Bibliotur – Contextualizando as Histórias de Uberaba), voltadas para os estudantes do nível fundamental.

Completa a programação concurso “190 anos de Uberaba”, a ser lançado na cerimônia oficial do aniversário da cidade, dia 2 (próxima terça-feira) no Parque das Acácias (Piscinão). Inscrições podem ser feitas na Biblioteca Municipal, entre 3 e 10 de março para sete categorias: Professor (poema), educação infantil 4 e 5 anos (desenho); Ciclo Inicial e Complementar de Alfabetização (frase), 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (frase); 5ª a 8ª série e 6º a 9º ano (Poema) e Ensino médio (dissertação).

O regulamento e premiação serão divulgados a partir do lançamento do concurso.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar