Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Educação e Cultura

08/05/2009 - Creche dá exemplo com projeto de acompanhamento integral a crianças

Uma parceria entre o curso de Enfermagem da Universidade de Uberaba (Uniube) e Cemei Francisca Valias Wenceslau tem rendido bons frutos à comunidade do Beija Flor II em Uberaba.

É o projeto Semeando Educação e Saúde na Infância, orientado pelo professor, o enfermeiro Reinaldo Lopes Cardoso.

Segundo a diretora do Cemei, Cedna Maria Silva Lellis, entusiasta da iniciativa, através dela, busca-se identificar as necessidades e deficiências para o atendimento integral da criança para a elaboração do diagnóstico situacional e planejamento de intervenções em nível de desenvolvimento biopsicossocial. A parceria visa também a sensibilizar os educadores da instituição sobre a importância dos cuidados de higiene corporal, do ambiente e dos objetos, além de uma educação continuada em saúde direcionada aos educadores e atividades reflexivas/participativas junto às crianças.
 

Os alunos, crianças de até cinco anos, recebem orientações quanto à prevenção em saúde bucal, passam por exames físicos e medidas antropométricas para avaliação do estado nutricional e Índice de Massa Corporal (IMC). Todas também têm seus cartões de vacinas acompanhados, a fim de garantir a imunização básica.
 

O projeto busca, entre outras possibilidades, contribuir para assuntos relevantes à saúde geral das crianças através do processo de ensino e aprendizagem participativa. A intenção é atender as 186 crianças matriculadas e frequentes na instituição, profissionais educadores e, de forma secundária, as famílias.
 

No Cemei do Beija-Flor II há também projeto voltado para os pais. Ele consiste no atendimento psicológico e terapia de casal no período noturno, conduzido pela psicóloga, Lúcia Helena Gonçalves Araújo.
Cedna Léllis comemora o sucesso do projeto que, “foi muito bem aceito pelos pais e professores”. “É uma parceria de grande valia. Cada criança tem o seu portfólio de acompanhamento com uma ficha individual contendo todos os dados necessários para a avaliação daqui a quatro meses onde poderemos comparar o desenvolvimento delas em todos os aspectos: motor cognitivo, afetivo e de saúde com todos os parceiros envolvidos”, relata. O projeto segue até o fim do ano com acompanhamento semanal.
 

Já está em execução, a pesagem, a aferição da pressão, medidas antropométrica e controle de piolhos. Este projeto – completa Cédna - teve a aprovação do secretário da Educação Marcos Bordon e reúne como parceiros, além da Uniube, também o Centro de Saúde Mário Sergio Carneiro e CRAS.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub