Prefeito assina termo de adesão ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher
Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento Social

30/04/2009 - Prefeito assina termo de adesão ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher

O prefeito municipal Anderson Adauto recebeu nesta quinta-feira, dia 30, a coordenadora especial de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Virgília Rosa, para assinatura do termo de adesão ao Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Através do protocolo de intenção, a prefeitura municipal se comprometeu a apresentar projetos para fins de aporte de recursos para investimentos e ações em torno do tema.


Na solenidade, que contou com diversas autoridades e nomes de relevância da sociedade civil, Virgília expressou a importância deste período político em relação às mulheres. “Estamos vivendo um momento em que o poder público se volta a entender a importância de combater a violência contra a mulher, que é muito mais do que agressão à dignidade da pessoa humana, que é garantia constitucional, mas que também traz conseqüências drásticas na economia, na saúde e até mesmo na imagem do país”, disse. A coordenadora ainda explicou que o pacto é um momento que por decisão política do Governo Federal e do Estadual, se investe uma soma expressiva de recursos para o combate à violência contra a mulher, para que se possa implementar a Lei Maria da Penha. Para isso, estão sendo criadas Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar, Promotoria e Defensoria Pública da Mulher, reequipação das Delegacias especializadas e capacitação de servidores para combater e, acima de tudo, ajudar aquelas que ainda sofrem. De acordo com Virgília, ainda este ano, Uberaba terá uma destas varas especializadas, dando atendimento humanizado e eficiente. “Eu parabenizo Uberaba não só pela assinatura do pacto, mas também por já ter dado um passo a frente e contar com um Centro de Referência da Mulher. Teremos no Estado de Minas, sete varas especializadas, começando com Belo Horizonte e, o município de Uberaba também está inserido”, informou a coordenadora.  
Anderson Adauto agradeceu e pontuou que “ao aceitar a proposta do Centro de Referência do Governo Federal foi lançado apenas o embrião. E que, a Prefeitura Municipal é parceira e irá ultimar ações para a edificação de um Centro Integrado da Mulher, CIM, a exemplo da capital mineira, unindo forças e fazendo parcerias com a Delegacia Civil, Procuradoria e Tribunal de Justiça”, finalizou.

Também presentes no evento, o delegado Wellington Perez, chefe do Departamento de Investigação e Orientação e Proteção à Família, de Belo Horizonte, e o chefe da Delegacia Civil de Uberaba, José Paulino da Silva Filho. 
 
 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub