WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/10/2021 - Aprovada criação da escola municipal do Rio de Janeiro

Por unanimidade, a Câmara de Uberaba aprovou a criação da Escola Municipal Dr. Aluízio Rosa Prata, no residencial Rio de Janeiro. O Projeto de Lei 521/2021, de autoria do Executivo, foi levado ao plenário do Legislativo nesta quarta-feira (13) e contou com a presença da secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.

A unidade escolar já está em construção e tem previsão de entrega no início de 2022. A obra, a cargo da Construtora Toubes Ltda., demanda um aporte financeiro da ordem de R$ 3,8 milhões em recursos próprios.

Com 53,49% das obras concluídas, o conjunto da edificação é formado por oito blocos distintos, com 12 salas de aula, administrativo, biblioteca, auditório, laboratórios, cozinha, pátio coberto, sanitários, vestiários, entre outros espaços.

A unidade de ensino tem capacidade de atendimento de até 780 alunos em dois turnos (matutino e vespertino) ou 390 em período integral.

“A escola é um sonho que vai se tornando realidade para os moradores do Rio de Janeiro, Maracanã e Isabel do Nascimento”, disse o líder governista na Câmara, vereador Fernando Mendes, ao fazer a defesa do projeto em plenário.

O também vereador Paulo César Soares, o China, parabenizou a prefeita Elisa Araújo e Sidnéia, por tratarem a educação como prioridade no Município. “A secretária se empenhou nesse projeto”, disse ele, antes de votar pela aprovação do texto, que agora segue para sansão do Executivo.

“A construção dessa escola é um ganho enorme para a população do Rio de Janeiro e Isabel do Nascimento, e também dos bairros no entorno. Vamos atender crianças na faixa etária de seis a 14 anos com a qualidade do ensino ofertado pela rede municipal”, afirmou Sidnéia.

Ainda segundo ela, a educação é instrumento de transformação, desenvolvimento cultural e inserção social.

O médico que dá nome à unidade de ensino, Aluízio Rosa Prata, é reconhecido como “expert” em Medicina Tropical pela Organização Mundial da Saúde, com marcante participação, entre os anos de 1968 e 2009, como Membro Titular do Comitê de Especialistas da OMS na cidade de Genebra (Suíça).

Aluízio Rosa Prata publicou 418 artigos científicos, orientou 56 mestrandos ou doutorandos, além de ser o autor de inúmeros capítulos de livros, relatórios técnicos e trabalhos de extensão.

Fundou a Sociedade Latino-Americana de Medicina Tropical e auxiliou na fundação da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), além de professor titular de Doenças Infecciosas e Parasitárias, foi diretor do curso de Extensão Universitária e coordenador do curso de pós-graduação em Medicina Tropical e Infectologia, que ele mesmo iniciou.

“Seu nome representa Uberaba e a saúde pública em benefício de todos”, encerrou Sidnéia.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar