WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

05/10/2021 - Abertura do Outubro Rosa pontua importância da prevenção e autoconhecimento

O Governo Municipal promoveu nesta segunda-feira (4) a abertura oficial do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero. O evento realizado no anfiteatro do Centro Administrativo deixou como mensagem do dia a importância do autoconhecimento. Voltado para os servidores municipais, foram realizados testes de glicemia e aferição de pressão pela equipe do Cebrac Uberaba – Centro Brasileiro de Cursos.

“O Outubro Rosa é um mês que reforça o cuidado com a saúde da mulher, a prevenção do câncer do colo do útero e o diagnóstico precoce do câncer de mama e falar de prevenção é salvar vidas, por isso precisamos reforçar os cuidados e as ações que contribuem para que mais mulheres façam seus exames e se cuidem”, pontuou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

A secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, ressaltou a ação conjunta das secretarias de Saúde, Governo e Desenvolvimento Social em promover as ações do Outubro Rosa que levam mais saúde para as mulheres.  A vereadora Lu Faquinelli, representando a Câmara Municipal, falou sobre a importância das ações de conscientização do Outubro Rosa, durante o evento que também contou com a presença da vereadora Rochelle Gutierrez Bazaga e do vereador Cabo Diego Fabiano.

Representando o projeto 12 Guerreiras, Andrea Carla Duarte falou sobre a importância da mulher se tocar, conhecer seu corpo e fazer o acompanhamento e os exames ao longo do ano. “Descobri o meu câncer no último dia da campanha do Outubro Rosa. Sou muito agradecida a essa campanha. É muito importante conhecer o corpo, fazer o autoexame e procurar ajuda”, indicou Duarte.

A médica ginecologista Gisele Agreli falou sobre a conscientização e prevenção do câncer de mama e o câncer do colo do útero, reforçando a necessidade do Outubro Rosa para atingir o maior número possível de mulheres. Ela destacou que o câncer de mama, se identificado nos estágios iniciais, tem tratamento e com grandes chances de cura, e que o câncer do colo do útero ele é prevenível. O exame de Papanicolau é um exame preventivo do câncer do colo do útero e deve ser feito em mulheres, pessoas não binárias e homens trans que têm útero.

“Todo dia é dia de prevenir. Outubro Rosa é um período especial para ficar com os olhos mais abertos para saúde da mulher e de todas as pessoas que têm mama e todas as pessoas que têm útero. Além da mulher, o câncer de mama está presente nos homens trans que têm mamas e nos homens cis, que apesar de ser menos frequente, eles também devem ficar atentos às mamas. E todas as pessoas que têm útero, as pessoas não binárias, os homens trans que não fizeram histerectomia também devem estar atentos à saúde do útero”, pontuou Agreli.

O encerramento foi promovido pela diretora de Atenção Psicossocial, Sandra Pimenta, que destacou a importância de olhar mais para a mulher e os cuidados com a sobrecarga de trabalho. “Esse mês é muito importante, pois conseguimos olhar mais profundamente para a mulher, não só fisicamente, mas para que ela esteja em contato com o seu próprio corpo e também tenha contato de como está a vida emocional, pois quando estamos bem fisicamente, estamos bem emocionalmente também”, enfatizou Pimenta.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar