Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo Portal da Transparência

Arquivo Público

24/09/2021 - Arquivo Público de Uberaba recebe primeira visita de estudantes em 2021

Nesta sexta-feira, 24, os alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro conheceram as dependências do Arquivo Público de Uberaba. A visita faz parte de uma atividade acadêmica proposta pelos professores Clayton Romano, da UFTM, e de Rosiane Carvalho Assis, da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa. Alunos e professores foram acolhidos pelo superintendente do Arquivo, José Resende Filho, que apresentou de forma didática cada departamento.

Na visita, os alunos puderam manusear documentos e fotos, devidamente equipados com luvas fornecidas pelo Arquivo.

Para o professor e orientador Clayton Romano, a visita foi fundamental. "Primeiro porque se trata de curso de história em Uberaba, e o Arquivo Público é uma referência. Então esse contato dos estudantes de história com o Arquivo tem uma importância crucial para a formação deles", afirmou o professor.

O professor ainda destacou que os alunos visitantes estão dentro Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. "O contato com jornais, fotos, com o acervo de forma geral, abre um universo de possibilidades para se trabalhar o ensino da história em sala de aula, ou seja, fazer com que a história seja algo vivo para os estudantes", enfatizou Romano.  

A professora do Ensino Médio Rosiane Carvalho, que recebe esse aluno do programa Pibid, revelou com alegria a possibilidade de poder visitar o Arquivo depois de algum tempo, por causa da pandemia. Segundo ela, a visita de forma presencial favorece a experiência.

O aluno Luiz Felipe Andrade, que está no quinto período de história, destacou a oportunidade de ver e tocar nos arquivos. Já Gabriel de Carvalho Castro, do sexto período de história, aponta a necessidade de o aluno "aliar a pesquisa à sala de aula, principalmente para o aluno que já está pensando no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)".

O Arquivo Público de Uberaba está aberto para visitas, tanto para que a comunidade conheça o local quanto para pesquisas, pessoais e acadêmicas. Para José Resende Filho, além da alegria de poder receber visitas novamente, "estamos cumprindo com nosso dever institucional; afinal temos como tarefa recolher, preservar e difundir os conhecimentos do patrimônio documental do Município", afirmou o superintendente.

José Resende avalia essa visita como um marco para a reabertura do Arquivo para as instituições interessadas pela nossa história. "É a retomada, seguindo todos os protocolos necessários, de uma parceria entre a instituição, as escolas e a Universidade do Triângulo Mineiro. Nós nos preparamos para receber o grupo: entendemos o momento da pandemia e buscamos meios de minimizar os riscos para todos", enfatizou Resende.  

O Arquivo Público de Uberaba está sediado na Praça Dr. José Pereira Rebouças, 650 - Bairro Boa Vista. O telefone para contato é (34) 3338-2864 / 3312-4315, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h30 (pedidos até às 17h). É possível, também, entrar em contato por e-mail: arquivouberaba@yahoo.com.bre-mail: arquipubliuberaba@gmail.com.

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub