WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

01/09/2021 - Terceira fase do plano de volta às aulas entra em vigência

Nesta quarta-feira (1°), entrou em vigor a terceira etapa do plano de retomada das atividades pedagógicas presenciais na rede municipal de ensino. Conforme planejamento elaborado pela Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), voltaram às salas de aula os alunos do 6º ao 9º ano e do pré-I.

A rede tem pouco mais de 10 mil alunos matriculados nessas séries. A Semed adotou o modelo híbrido no plano de retomada. Alunos em sala têm três aulas diárias, enquanto aqueles que permanecem on-line, têm duas aulas por dia.

Essa distribuição se deu, porque as aulas oferecidas pela rede não são síncronas, ou seja, simultâneas para alunos presenciais e remotos. Além disso, respeita a carga horária do professor, que cumpre as cinco aulas na unidade de ensino. 

A complementação da carga horária do aluno, tanto dos que estão presenciais quanto no modelo remoto, ocorre por meio da disponibilização de roteiros de estudo/atividades semanais impressas ou fornecidas virtualmente. Os roteiros estão em consonância com as atividades ministradas, tanto de forma presencial quanto de forma remota, inclusive com as do site institucional, canal da Semed no YouTube e na TV Câmara.

A exemplo das fases anteriores, foi montada uma força-tarefa pela Semed para acompanhar a volta às aulas dos alunos do 6º ao 9º ano e do pré-I. Assessores pedagógicos e equipe da inspeção escolar percorreram as unidades. Escolas e Cemeis seguem com as medidas de biossegurança para recepcionar alunos e servidores, reforçou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, que avaliou como positiva a implantação dessa fase.

Retorno - Levantamento feito pela Semed, referente ao período de 23 a 27 de agosto, com as duas primeiras fases da volta às aulas vigorando, aponta que 20% dos alunos matriculados do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino estão presenciais. 
Já em relação aos alunos do pré-II, 16% retornaram. Vale destacar que no período de referência do levantamento feito pela Secretaria, a Escola Municipal São Judas, que atende a turmas de pré-II, estava fechada como medida de biossegurança, ofertando apenas aulas remotas. 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) registrou 7% de presença de 23 a 27 de agosto, mesmo período com turmas fechadas na Escola Municipal Boa Vista – uma das unidades da rede que atende a esse público – também como medida de biossegurança. Alunos tiveram aulas remotas no período.  

Covid - A Secretaria de Educação também acompanha todos os casos de Covid-19 nas unidades de ensino, suspeitos e confirmados, desde a retomada das atividades pedagógicas presenciais, dia 4 de agosto.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar