WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/08/2021 - Segunda etapa de volta às aulas na rede municipal é nesta segunda, 16 de agosto

Às vésperas da entrada em vigor da segunda etapa do plano de retomada das atividades pedagógicas presenciais na rede municipal, gestores das unidades de Ensino Fundamental participaram de reunião virtual com a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed).

Nesta etapa, voltam os alunos do 1° ao 4° ano, conforme disposto na Portaria 0049/2021, que estabeleceu as diretrizes para o retorno gradual e híbrido. Do total de 27.472 estudantes da rede municipal de ensino, 8.707 estão matriculados nessas séries. 

Considerando os números referentes à primeira fase do plano de retomada, iniciado dia 4 de agosto, a previsão é de que 20% desse universo assista às aulas presencialmente, ponderou a secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon. 

Caso o total de alunos presencialmente supere o permitido conforme medidas de biossegurança, a secretária lembrou que as escolas e Cemeis farão o revezamento semanal das turmas. Além disso, ela reforçou que o plano também assegura às famílias o direito de escolherem se enviarão ou não seus filhos às aulas presenciais.

Na reunião desta sexta-feira com os gestores, foram tratados temas como merenda escolar, transporte e conectividade. 

Chefe do Departamento de Educação Tecnológica da Semed, Luiz Henrique Araújo informou que na próxima semana a Educação licita a aquisição de internet de alta velocidade para servir às unidades de ensino da rede municipal, assim como fará pregão para ampliar a oferta de wifi. A meta, segundo ele, é oferecer os serviços já em setembro. 

Secretária adjunta da Educação, a professora Cristiana Borges reforçou que o cardápio da merenda escolar já foi revisto e os alunos receberão refeição três dias da semana e nos outros dois, pão recheado acompanhado por uma bebida, suco ou leite. 

Além disso, ela pontuou que pais e responsáveis pelos alunos que assistem às aulas presencialmente podem solicitar os uniformes escolares aos gestores das unidades de ensino. 

A retomada das aulas no modelo híbrido terá ainda mais uma fase, dia 1º de setembro, quando voltam os alunos do pré-I e do 6º ao 9º ano. 

Alunos de 0 a três anos seguem com as aulas remotas, destacou Sidnéia. Ainda segundo a secretária de Educação, a cada etapa são considerados o cenário da pandemia e as medidas de biossegurança em vigor. 

“Todas as nossas ações são antecedidas de muito planejamento, tanto em relação à segurança quanto ao processo de ensino-aprendizagem”, destacou Sidnéia, que já visitou cerca de 60 unidades de ensino, antes e após as retomadas das aulas presenciais.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar