WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

02/08/2021 - Volta às aulas presenciais será nesta quarta, 4

Nesta quarta-feira, 4, alunos do pré-II, dos 5ºs anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam às atividades pedagógicas presenciais na rede municipal de ensino. O retorno será gradual e no formato híbrido, conforme disposto na Portaria 0049/2021 publicada pelo Governo, por meio da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed). 

“As escolas e os Cemeis estão preparados para receber os alunos, tanto nas questões de biossegurança quanto relacionadas ao processo de ensino aprendizagem”, afirmou a titular da Pasta, professora Sidnéia Zafalon, que ponderou, contudo, que a retomada será um desafio para todos, mas necessária e cercada de cuidados. 

A retomada acontecerá em três fases, intercaladas por intervalos de 15 dias, mas para qualquer avanço será considerando o cenário da pandemia e as medidas de biossegurança em vigor. Conforme calendário escolar, no dia 3 de agosto, os servidores retomam as atividades nas unidades de ensino e, no dia 4, os alunos.

A segunda fase do plano de retomada será no dia 16 de agosto, contemplando as turmas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I. Também nesta data será reaberto o Cemea Boa Vista. Para a terceira e última fase, dia 1º de setembro, serão inseridas as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e o pré-I (4 anos). 

Ainda conforme a Portaria 0049/2021, o atendimento às turmas de 0 a 3 anos (Educação Infantil), permanecerá no modelo remoto, com a possibilidade de retorno gradual às aulas presenciais.

Conforme Sidnéia, o plano também assegura às famílias o direito de escolherem se enviarão ou não seus filhos às aulas presenciais. A todos, nós iremos continuar oferecendo um ensino de qualidade”, afirmou a secretária de Educação. De acordo com Sidnéia, as atividades presenciais serão retomadas seguindo medidas de proteção à comunidade escolar, sobretudo aos alunos, funcionários, professores e demais profissionais da Educação. 

O plano de retomada, elaborado pela Semed, por meio das Diretorias de Ensino e Apoio à Educação Básica, dispõe ainda que nas atividades pedagógicas presenciais, a princípio, a carga horária diária será composta por três horas/aula, com a presença do aluno na unidade de ensino, e duas horas/aula por meio remoto. 

Considerando a possibilidade de revezamento semanal, a carga horária referente à semana em que o aluno não estiver presente na unidade de ensino, será computada à semelhança das atividades pedagógicas não presencias, remotas. 

Caso o número de alunos que optarem pelas atividades pedagógicas presenciais exceda a capacidade da sala de aula, devem ser adotadas medidas de revezamento semanal por turma, respeitando as normas de distanciamento entre as carteiras e a mesa do professor, conforme estabelecidas em legislação. 

Secretária adjunta de Educação, professora Cristiana Borges informa que a Semed distribuirá um Guia de Volta às Aulas para ser entregue aos alunos, assim como os gestores estão sendo orientados a destinar momentos para o acolhimento socioemocional da comunidade escolar. 

Alimentação – Os alunos que retornarem às salas de aula terão garantida à alimentação escolar, após o encerramento das três aulas diárias. O alimento será servido pela Nutriplus, empresa prestadora do serviço ao Município, cujo contrato estava suspenso – em função das aulas remotas – mas que será ativado.

“Os alimentos serão produzidos dentro dos padrões nutricionais e de higiene para que o aluno receba uma refeição de qualidade, com segurança”, afirma Sidnéia. 

A higienização das mãos antes e depois das refeições, o distanciamento social no ambiente onde a alimentação é servida, e o não compartilhamento dos utensílios estão entre as determinações do protocolo de biossegurança/ Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além disso, a partir de agosto, não haverá mais distribuição de cestas básicas – a última será entregue este mês, referente a junho. Porém, também a partir de agosto, todos os alunos da rede municipal receberão um kit alimentação individual, contendo itens como 1 quilo de arroz, 1 kg de feijão, molho de tomate, macarrão, biscoito de doce e legumes. 

Os kits serão entregues até o final do semestre letivo, informou a secretária adjunta, Cristiana Borges, acrescentando que eles serão distribuídos para os alunos que estarão presencialmente nas unidades de ensino, assim como para os demais. 

Biblioteca – A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães será reaberta para o público no dia 4 de agosto, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A batida de martelo para a reabertura foi consolidada nesta quarta-feira, 28, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em reunião na unidade. 

Nesta nova etapa, será permitida a presença de até 15 pessoas simultaneamente no local, por até 2 horas, tempo que poderá ser estendido se não houver ninguém aguardando atendimento, informou a chefe do Departamento de Bibliotecas da Semed, Taciana Marques Mendes Peçanha. 

Segundo ela, muitos usuários da Biblioteca estão ansiosos pela reabertura. “Vamos abrir com todos os cuidados de biossegurança, respeitando o distanciamento e oferecendo álcool em gel nos espaços da unidade”, afirmou. 

Com um acervo em torno de 68 mil exemplares, a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães atende aos mais variados perfis de leitores, completou Taciana. Ainda de acordo com ela, a exceção das salas digital e de estudo e grupo, demais espaços estarão abertos a partir do dia 4.

“Faça da disciplina um lema, da dedicação uma bandeira e da paixão pelo trabalho um exemplo”, finalizou Sidnéia, citando uma frase do tricampeão de Formula 1, Ayrton Senna. 

Avaliação diagnóstica e recuperação da aprendizagem estão no foco da Semed

A retomada das atividades presenciais na rede municipal de ensino contempla um Plano de Recuperação da Aprendizagem Escolar. Por meio da Diretoria de Ensino, a Secretaria de Educação (Semed) fará uma avaliação diagnóstica, com objetivo de verificar o desenvolvimento do aluno em relação aos objetivos de aprendizagem e habilidades trabalhadas nas atividades pedagógicas não presenciais.

As ações devem considerar tanto as lacunas apresentadas por ocasião da avaliação diagnóstica quanto as situações em que os alunos apresentaram dificuldade de prosseguimento escolar, devido à falta de acesso às atividades propostas ou situações de vulnerabilidade.

O plano de retomada das atividades pedagógicas presenciais também contempla os alunos com necessidades de atendimento educacional especializado e com distúrbios de aprendizagem. Eles serão atendidos na unidade de ensino em que estão matriculados, no contraturno do ensino regular, de forma individual, como informou a Diretoria de Apoio à Educação Básica, por meio do Departamento de Educação Inclusiva.

A diretora Maria Inez Pucci de Martino Prata explicou que atendimento será presencial e os pais e/ou responsáveis legais por esses educandos poderão optar por levá-los ou não à unidade de ensino. 

Mesmo procedimento valerá para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especializadas, ofertado pelo Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei). Ainda de acordo com Maria Inez, os assistentes sociais que atuam no Departamento de Educação Inclusiva e os profissionais do Projeto “Escola e Família” retomarão com as atividades presenciais em atendimento às demandas das unidades de ensino. 

As atividades desenvolvidas pelos Grupos de Liderança também voltarão para o modelo presencial, observando os protocolos de biossegurança. Chefe do Departamento de Arte e Cultura, ao qual os grupos estão ligados, Cinara Guimarães destaca que as oficinas de dança, teatro, artes visuais, inglês, música entre outras, ocorrerão no contraturno, nas unidades educacionais.

Alunos dos Grupos de Liderança também deverão ser autorizados pelas famílias para participar das atividades presenciais.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar