WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

26/07/2021 - Abertas inscrições para 3º Congresso Regional do Idoso

Evento será nos dias 5 e 6 de agosto, on-line

Estão abertas as inscrições para o 3º Congresso Regional do Idoso, programado para 5 e 6 de agosto, on-line. A realização é do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). A inscrição, gratuita, deve ser feita na página do evento, no site da Seds.

O tema deste ano é "Idoso e Cidadania: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. A transmissão será no canal do YouTube do Projeto Portas Abertas, das 8h às 11h e das 13h às 17h. A programação conta com palestras, mesas-redondas e apresentações culturais.

Um dos destaques é a participação da presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (Olhe), Marília Viana. A assistente social e especialista em Gerontologia abordará o envelhecimento no século XXI. O médico geriatra Sérgio Márcio Pacheco Paschoal participará com o tema "Velhice é doença?". Sérgio já foi coordenador da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo.

A vice-coordenadora do bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Bibiana Graeff Chagas Pinto Fabre, relatará as experiências do projeto Bairro Amigo do Idoso, pesquisa contemplada com auxílio regular da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A cientista social e jurídica liderou o projeto de 2015 a 2019.

Também integram o time de convidados a coordenadora do Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Renata Tibyriçá; a coordenadora da Pós-Graduação em Gerontologia da PUC Minas e integrante da Frente Nacional de Fortalecimento às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), a enfermeira Natália de Cássia Horta; e o médico especialista em Geriatria e Gerontologia e professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Guilherme Rocha Pardi.

A presidente do CMDI, Oscarina Silva, ressaltou que a programação visa contribuir para o envelhecimento saudável. "Convido toda a comunidade a participar, além dos estudantes e profissionais da área. Vamos aprender muito, com profissionais incríveis e temas que serão abordados de forma aprofundada", convocou.

Outros temas a serem abordados são Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), desafios das ILPIs na pandemia e cuidado continuado. A programação completa e demais convidados estão disponíveis na página do evento.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar