WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

23/07/2021 - Grupos de Liderança encerram primeiro semestre com resultados positivos nas escolas de 6º ao 9º ano

Ações promovidas pelos Grupos de Liderança, junto às turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino, incentivaram o protagonismo juvenil, por meio de uma educação que instiga os jovens a desenvolverem autonomia de pensamento, sentimentos, valores, princípios, iniciativa e movimentos para empreenderem a própria vida.

A avaliação é da chefe do Departamento de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cinara Guimarães. Segundo ela, foram alcançados os objetivos propostos pelos Grupos de Liderança, referentes à formação política, cidadã e à educação empreendedora.

A exemplo das aulas na rede, as atividades dos Grêmios Estudantis, Agentes de Meio Ambiente e Jovens Empreendedores foram conduzidas por meio remoto, no contraturno, em 29 escolas com turmas finais do Ensino Fundamental.

As atividades tiveram acompanhamento de profissionais e parceiros de diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de ampliarem as relações entre a escola e a comunidade, informou Cinara.

“Os alunos da rede municipal, que integram os Grupos de Liderança, destacaram-se, no primeiro semestre de 2021, ao compartilharem experiências exitosas junto aos professores orientadores e aos parceiros envolvidos neste trabalho educacional, desde março”, completou Cinara.

Ainda de acordo com ela, todas as ações contaram com a dedicação dos professores orientadores dos Grupos de Liderança, das equipes escolares (coordenadores pedagógicos, gestores e demais envolvidos) e dos profissionais do Departamento de Arte e Cultura, “de modo a atingirmos resultados significativos e bem-sucedidos, mesmo diante dos tantos desafios do tempo presente”.

Diretora de Apoio à Educação Básica da Semed, Maria Inez Pucci de Martino Prata, ressaltou a produção de vídeos com relatos e orientações sobre a pandemia e as medidas preventivas para combater o novo coronavírus; a composição dos Grêmios Estudantis nas unidades escolares, e os inovadores contextos apresentados aos Jovens Empreendedores.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo grupo, destaca-se a live com os promotores de Justiça, André Tuma (coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente – Credca) e Mauro Ellovitch, por ocasião da Semana Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (Projeto Faça Bonito – Uberaba).

Os alunos dos Grêmios Estudantis participaram desta ação junto aos colegas dos grupos de Jovens Empreendedores, relatou Maria Inez.

Além disso, Cinara destacou o sucesso dos encontros promovidos, com os agentes do meio ambiente, por meio da parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no que se refere ao Projeto de Extensão Quarentena Produtiva.

Conforme destacou, os alunos puderam refletir, dialogar e trocar experiências, tendo em vista a relação estabelecida entre os princípios éticos e o meio ambiente.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar