WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/07/2021 - Rede municipal trabalha temática dos Jogos de Tóquio no encerramento do semestre

Os Jogos Olímpicos e as Paralimpíadas de Tóquio são o tema de encerramento do primeiro semestre letivo nas escolas que ofertam Ensino Fundamental na rede municipal de ensino, conforme sugestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Um exemplo vem da Escola Municipal Arthur de Melo Teixeira, que abusou da criatividade, desde o nome dado às atividades: ONlimpíadas. Os alunos assistiram a um vídeo sobre os valores olímpicos que os jogos carregam, de determinação, coragem, igualdade e inspiração e, posteriormente, participaram de vários desafios sobre a temática.

As atividades estão sendo desenvolvidas no modelo remoto, nas aulas de educação física, como destaca a gestora da escola, Keila Beatriz de Oliveira. O Fundamental II já concluiu as atividades, e o Fundamental I termina nesta sexta-feira.

“Fizemos vários desafios, brincadeiras e perguntas de conhecimentos gerais sobre temas olímpicos. Todos os alunos que participaram receberam medalhas de honra ao mérito. Tivemos também, premiações para os vencedores de melhores símbolos olímpicos. Foi uma semana enriquecedora de diversão e aprendizado!”, relatou Keila.

As Olimpíadas de Tóquio serão abertas no dia 23 de julho; o encerramento será em 8 de agosto. Os Jogos Olímpicos são uma tradição da Grécia Antiga, em homenagem aos deuses gregos. No início, o único esporte praticado era a corrida. Em 2021, serão 46 modalidades.

Os Jogos reunirão cerca de 12.750 atletas de 206 países, entre os quais, o Brasil, nas disputas coletivas ou individuais.

Com representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), os Jogos Paralímpicos acontecem de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.

Três atletas da entidade foram convocados para as Paralimpíadas 2021: Ercileide Laurinda da Silva e José Carlos Chagas de Oliveira, que integram a seleção brasileira de bocha e Poliana Fátima Sousa de Jesus, no lançamento de dardo feminino.

Os Jogos Paralímpicos são o principal encontro de atletas com deficiência no mundo, reunindo participantes com variadas limitações de mobilidade, de visão, amputações, paralisa mental, entre outras. Os primeiros jogos paralímpicos foram em Roma, em 1960. Em sua origem, a meta era restabelecer os militares que se feriram durante a Segunda Guerra Mundial.

Na edição 2021, o Brasil será representado em 20 das 22 modalidades que compõem o programa dos Jogos de Tóquio. Atualmente, 165 Comitês Paralímpicos Nacionais (CPN) e quatro federações internacionais de esportes que regem determinadas deficiências estão ligados ao Comitê Internacional.

No memorando aos gestores, sugerindo a temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para o encerramento do semestre, a secretária Sidnéia pontuou a importância de se trabalhar temas contextualizados com a atualidade.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar