WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

07/06/2021 - Governo Municipal realiza treinamento de multiplicadores do projeto Sementes do Amanhã

O Governo Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), deu início nesta segunda (7) e terça-feira (8) ao projeto Sementes do Amanhã, com o treinamento dos 14 coordenadores regionais do programa Todos por Uberaba. Serão multiplicadores de conhecimento para cerca de 700 trabalhadores da Varrição Social, responsáveis por coletar sementes, mudas e estacas pela cidade. O material servirá para formar o primeiro Banco de Sementes no Horto Municipal. Elas serão reproduzidas no viveiro com o objetivo de contribuir com a arborização pública, revitalização de parques e praças, recomposição da floresta urbana, áreas de preservação, nascentes e matas, dentre outras vegetações.  

Os coordenadores foram orientados pelo biólogo da Semam, Paulo César Franco, para que, daqui pra frente, possam identificar as diversas e adequadas espécies de interesse ambiental do Município, suas técnicas, e os cuidados na hora de fazer a coleta, bem como a forma de identificá-las e encaminhá-las para o Horto, local onde serão preparadas para, posteriormente, fazer os plantios. Serão coletadas sementes de Jasmim-Manga (Plumeria rubra), Ipê-Mirim (Tecoma stans), Quaresmeira (Tibouchina granulosa), Pitanga (Eugenia uniflora), Acerola (Malpighia emarginata), Hibisco (Hibiscus rosa-sinense) e Trapoeraba (Tradescantia pallida).

 “Quando nosso banco estiver estruturado, com muitas sementes e mudas, iremos transformá-las em arborização pública, compondo a floresta urbana do nosso Município”, lembrou a chefe da Seção de Gestão do Zoológico e Parques, Amanda Santana dos Santos. Ela ressaltou que para cuidar é preciso conhecer e, para isso, foi elaborada uma Cartilha de Orientação com informações claras e objetivas acerca da identificação de algumas espécies vegetais, bem como das principais técnicas para o recolhimento de sementes, mudas e estacas, incluindo algumas dicas de segurança.

Paulo César acrescentou, ainda, que para efetuar as coletas é necessário saco plástico limpo, etiqueta e caneta. Os trabalhadores vão anotar a data da coleta, a rua, o bairro e seu nome, sem misturar frutos e/ou sementes no mesmo saquinho.

Outra preocupação que o pessoal da Semam teve foi quanto à segurança dos coletores para verificarem se não há caixas de abelhas e marimbondos, lagartas e ninhos de passarinho. Em áreas particulares, pedir sempre autorização. O material será entregue no Horto Municipal, - rua João Nascimento (Jardim Triângulo) ou ainda na Semam, localizada no Centro Administrativo.

O coordenador-geral do programa Todos por Uberaba, Ricardo Ribeiro Carvalho, considera de salutar importância esse projeto envolvendo os trabalhadores que estão na ponta. “Essa é uma forma de envolver os colaboradores, trazendo ainda uma nova visão e consciência ambiental”, concluiu.

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar