WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

21/05/2021 - Educação reúne equipe para traçar plano de volta às aulas

A volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Uberaba deverá contemplar inicialmente os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e do último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O planejamento para a reabertura das escolas, que deverão ofertar aulas no modelo híbrido, foi tema de reunião na manhã desta sexta-feira (21), conduzida pela secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon. Na quarta-feira, dia 26, a Secretaria (Semed) apresentará o plano ao Ministério Público, conforme solicitado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Inicialmente devemos autorizar o retorno às escolas para os alunos do 5° ano, contemplando 31 unidades de ensino, após as férias de julho”, apontou a titular da Semed. Segundo ela, a rede tem 1.933 alunos matriculados nos quintos anos e será facultado às famílias enviarem ou não seus filhos para a sala de aula, já que o modelo deverá ser híbrido.

Adjunta da Pasta, a professora Cristiana Borges explicou que o quinto ano foi escolhido por ser o fechamento das séries iniciais do Ensino Fundamental, é o final de um ciclo, que envolve, inclusive, avaliação externa desses alunos por meio de instrumentos como a Prova Brasil.

Juntas, essas turmas demandam 83 professores regentes, outros 83 de educação física, além dos profissionais de apoio, Atendimento Educacional Especializado (AEE), diretores e vice-diretores, coordenadores pedagógicos, equipes do administrativo e secretaria. No 3º período da EJA são 32 alunos.

“Nosso planejamento envolve os preparativos para o acolhimento dos alunos, professores e demais profissionais da Educação, incluindo as medidas de segurança contra a Covid-19, conforme regramento municipal. Mas também estamos alinhando questões como alimentação e transporte de alunos e professores”, informou Sidnéia.

A secretária reuniu os diretores Luciana Gouvêa (Ensino), Maria Inês Pucci de Martino Prata (Apoio à Educação Básica), Dênis Ricardo de Oliveira (Logística) e Ruy Martins Magalhães (Planejamento, Gestão e Finanças), o assessor jurídico Leonardo Tosta, a chefe do Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios, Ana Cristina Rodrigues, e a assessora do gabinete, Maria de Fátima Batista Fortes, ao lado da adjunta da Pasta.

Cristiana acrescentou que o plano de retomada das aulas presenciais também contempla questões como conectividade, equipamentos e horário das aulas, se reduzido ou integral.

“Todos saímos da reunião com uma tarefa, uma missão para somar às ações que já estamos desenvolvendo desde o início do ano. É importante reforçar que a Educação não parou. A forma de ministrar as aulas que mudou em função da pandemia. E agora faremos um novo movimento que exige planejamento, para continuarmos ofertando um ensino público de qualidade com segurança”, afirmou Sidnéia.

Ainda segundo a secretária, não há data definida para esse retorno, que possivelmente pode acontecer em agosto. Porém, ela reitera que, conforme o quadro de pandemia pelo novo coronavírus, não há que se falar em reabrir as escolas. O grupo voltará a se reunir na segunda-feira, 24.

O ano letivo na rede municipal de ensino começou no dia 3 de fevereiro, no modelo remoto, conforme deliberado pela comunidade escolar ouvida em teleconsulta feita pelo Governo Municipal, por meio da Semed.

À época, o levantamento apurou que 55,51% dos servidores da Educação somente voltariam às aulas presenciais com vacina. Pedido de vacinação dos profissionais da Pasta já foi encaminhado oficialmente à Presidência da República, por meio de ofício assinado pela prefeita Elisa Araújo e a secretária Sidnéia.

“A gente vai continuar insistindo na vacinação dos profissionais da Educação porque é a maneira mais segura de voltar às aulas”, reiterou a secretária.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar